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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34654
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Maria das Graças Alves-
dc.date.accessioned2025-06-04T12:44:19Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2025-06-04T12:44:19Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34654-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the process of communication transition of Catholic religious culture in the current scenario of technological and cultural integration, with emphasis on the use of mass media up to the Metaverses. For this, the state of the art methodology was used, which involves the compilation and analysis of bibliographic, hemerographic and documentary sources. Throughout the five chapters, the author discusses the close relationship between media and religion, as well as the evolution of the media, from radio to Web 3.0. In addition, it is addressed the creation of a new Homilética, and religious avatars that develop actions of television merchandising. The conclusion points to the positive impacts of digital technologies in the process of transformation of religious culture, as well as the need for new studies on the subject. The research points out that the communication transition of religious culture, when mediated by the media, constitutes a complex and multifaceted phenomenon, that involves the readjustment of traditional forms of religious expression and the practice of faith in contexts where technology presents itself as one of the main factors of change.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-06-04T12:44:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDasGraçasAlvesRodrigues_Tese.pdf: 4684031 bytes, checksum: cbf37f062fd95892802c3e46b7ba743e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCristianismo Católicopt_BR
dc.subjectComunicação de Massapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectTransição Comunicacionalpt_BR
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectMass communicationpt_BR
dc.subjectMetaversept_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectCommunicational transitionpt_BR
dc.titleDas homilias das bem-aventuranças à revolução do metaverso : o processo de transição comunicacional da cultura religiosa católicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Vitor Chaves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1780123622020310pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Márcia Félix da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951877106286236pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0665098194348436pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo averiguar o processo de transição comunicacional da cultura religiosa católica em meio ao cenário atual de integração tecnológica e cultural, com ênfase na utilização dos meios de comunicação de massa até os Metaversos. Para tanto, recorremos a procedimentos metodológicos que envolveram a compilação e análise de fontes bibliográficas, hemerográficas e documentais, visto que o nosso trabalho se volta para o estudo imanente dessa readequação do cristianismo católico, tomando como ponto de partida a entrevista realizada com o Padre Márcio Tadeu Reiberti Alves de Camargo, religioso que esteve à frente da 1ª. Missa do Cristianismo Católico no Metaverso – Santuário da Vida. Ao longo dos capítulos, buscamos discorrer sobre a estreita relação entre mídia e religião nos últimos 30 anos, bem como a evolução dos meios de comunicação, desde o rádio até a Web 3.0. Ademais, foi abordada a adequação da nova homilética adotada por avatares religiosos para adequar-se às novas tecnologias. Por fim, nosso estudo encerra-se apontando para os impactos positivos das tecnologias digitais no processo de readequação da cultura religiosa cristã, bem como a necessidade de novos estudos sobre o tema. A pesquisa assinala ainda, que a transição comunicacional da cultura religiosa, quando mediada pelos meios midiáticos, aponta para um novo Kairós, complexo, transmidiático e multifacetado, que envolve e dita uma readequação das formas tradicionais da expressão também no âmbito religioso, considerando que nos contextos sociais da modernidade, a tecnologia se apresenta como um dos principais direcionadores de mudança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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