Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Daniel de Queiroz-
dc.date.accessioned2025-06-05T11:14:47Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2025-06-05T11:14:47Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34673-
dc.description.abstractThis study explores human behavior through a multidisciplinary approach, considering both internal and external factors within the organizational environment and emphasizing the interaction between individuals and the market. We investigate how decisions are influenced by sales and marketing tactics, based on neuromarketing, that dominate commercial environments and encourage targeted consumption. We used Electroencephalography (EEG) to examine consumers' brain and behavioral responses to various marketing stimuli, such as advertisements and shopping experiences, identifying positive or negative emotions. The tests, conducted in a controlled consumer electronics retail environment, aimed to confirm the hypothesis that it is possible to determine consumer preferences through brain activity mapping. The results indicate the feasibility of using this technique to enhance marketing and sales strategies while reflecting on the importance of nudges as influencers in purchasing decisions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2025-06-05T11:14:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Daniel de Queiroz Cavalcanti_TCC.pdf: 716029 bytes, checksum: 4a5870dfea3f1cb75b7c03f092d2cec0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T11:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Daniel de Queiroz Cavalcanti_TCC.pdf: 716029 bytes, checksum: 4a5870dfea3f1cb75b7c03f092d2cec0 (MD5) Previous issue date: 2024-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeuromarketingpt_BR
dc.subjectEletrocefalografiapt_BR
dc.subjectDecisão de consumopt_BR
dc.titleAnálise da decisão do consumidor em lojas de varejo: Mapeamento da Atividade Cerebral por meio do EEG e aplicação de Nudge.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Becker, Valdecir-
dc.description.resumoEste estudo explora o comportamento humano através de uma abordagem multidisciplinar, considerando fatores tanto internos quanto externos ao ambiente organizacional e enfatizando a interação entre indivíduos e o mercado. Investigamos como as decisões são influenciadas por táticas de vendas e marketing, fundamentadas em neuromarketing, que dominam os ambientes comerciais e incentivam um consumo direcionado. Utilizamos o Eletroencefalografia (EEG) para examinar as respostas cerebrais e comportamentais dos consumidores a variados estímulos de marketing, como anúncios e experiências de compra, identificando emoções positivas ou negativas. Os testes, realizados em um ambiente controlado de varejo de eletroeletrônicos, objetivaram confirmar a hipótese de que é possível determinar as preferências dos consumidores através do mapeamento da atividade cerebral. Os resultados indicam a viabilidade de utilizar esta técnica para aprimorar estratégias de marketing e vendas, ao mesmo tempo que se reflete sobre a importância dos nudges como influenciadores na decisão de compra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel de Queiroz Cavalcanti_TCC.pdfTCC699,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons