Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnacleto, Eliabe Farias-
dc.date.accessioned2025-06-05T16:37:26Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-05T16:37:26Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34720-
dc.description.abstractUrban mobility corresponds to the flow of people and freight in the urban environment and can be carried out by motorized or non-motorized means. Public transport by bus, in particular, has advantages such as the ability to move more passengers with fewer vehicles and, consequently, generates less congestion and emissions of polluting gases. The disadvantages, on the other hand, are generally associated with poor service management and inefficient urban traffic infrastructure planning in relation to growing population demand. From these perspectives, the main objective of this work is to evaluate the quality and efficiency of the bus system in João Pessoa's urban mobility. To this end, field research was carried out using a questionnaire comprising 12 questions (Appendix A). Three circular bus lines were studied: E155 (Geladinho), 1510 and 2300. An analysis of public transport data collected in 2018 was also carried out. After seven years of this study, there have been changes in the structure and organization of the municipality's fleet. It was observed that there are fewer lines in circulation and, as a result, fewer people being transported, as well as a series of fare adjustments over this period. The evaluation included the variables accessibility, information system, frequency, displacement, fare, comfort, capacity, transport routes, time, operators, safety and sustainability. A total of 409 people took part in the survey and the disapproval rates were quite significant. The variables fare, capacity, time and safety had the highest percentages of disapproval. To reverse this problem, measures such as redesigning the transport system's infrastructure, implementing rapid transit systems such as BRS and BRT and acquiring electric buses are good alternatives to urban mobility by bus for the city of João Pessoa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-06-05T16:37:26Z No. of bitstreams: 1 MOBILIDADE-URBANA-POR-ONIBUS-EM-JOAO-PESSOA-PB-ANALISE-DA-QUALIDADE-DOS-SERVICOS-SOB-A-PERSPECTIVA-DOS-USUARIOS.pdf: 1698889 bytes, checksum: b00045a3b08cd71fcc5610ef5749f363 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T16:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOBILIDADE-URBANA-POR-ONIBUS-EM-JOAO-PESSOA-PB-ANALISE-DA-QUALIDADE-DOS-SERVICOS-SOB-A-PERSPECTIVA-DOS-USUARIOS.pdf: 1698889 bytes, checksum: b00045a3b08cd71fcc5610ef5749f363 (MD5) Previous issue date: 2025-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjecttransporte públicopt_BR
dc.subjectorganização da frotapt_BR
dc.subjectinfraestrutura de tráfego urbanopt_BR
dc.subjecteficiência do sistema de ônibuspt_BR
dc.titleMobilidade urbana por ônibus em João Pessoa - PB: análise da qualidade dos serviços sob a perspectiva dos usuáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.-
dc.description.resumoA mobilidade urbana corresponde ao fluxo de pessoas e cargas no meio urbano e pode ser realizada de forma motorizada ou não motorizada. O transporte público coletivo por ônibus, em particular, apresenta vantagens como a capacidade de locomover mais passageiros com menos veículos e, consequentemente, gera menos congestionamentos e emissões de gases poluentes. Já as desvantagens estão, em geral, associadas a má gestão dos serviços e planejamento de infraestrutura de tráfego urbano ineficientes em relação à crescente demanda populacional. A partir dessas perspectivas, o objetivo principal deste trabalho é avaliar a qualidade e a eficiência do sistema de ônibus na mobilidade urbana de João Pessoa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário composto por 12 questões (Apêndice A). Foram estudadas três linhas de ônibus circulares: E155 (Geladinho), 1510 e 2300. Realizou-se ainda uma análise de dados do transporte público levantados em 2018. Após sete anos desse estudo, houve mudanças na estrutura e organização da frota do município. Observou-se que há menos linhas em circulação e, com isso, menos pessoas sendo transportadas, além de uma série de reajustes tarifários ao longo desse período. A avaliação incluiu as variáveis acessibilidade, sistema de informações, frequência, deslocamento, tarifa, conforto, lotação, vias de transporte, tempo, operadores, segurança e sustentabilidade. Ao todo, 409 pessoas participaram da pesquisa e os índices de reprovação foram bastante expressivos. As variáveis tarifa, lotação, tempo e segurança obtiveram os maiores percentuais de desaprovação. Para reverter tal problemática, medidas como replanejamento da infraestrutura do sistema de transporte, implementação de sistemas de transporte rápido, como BRS e BRT e aquisição de ônibus elétricos representam boas alternativas à mobilidade urbana por ônibus para a cidade de João Pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.