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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34726
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorToscano, Andre Felipe Ferreira de Araujo-
dc.date.accessioned2025-06-05T17:12:56Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-05T17:12:56Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34726-
dc.description.abstractThe accelerated urbanization process and the unplanned growth of urban centers have significantly impacted the hydrological dynamics of cities, mainly due to the replacement of natural surfaces with impermeable coverings. This transformation increases surface runoff, contributing to flooding in urban areas. With advancements in green infrastructure and nature-based solutions, more sustainable alternatives to traditional urban drainage methods have emerged. In this context, this study aims to compare two distinct stormwater drainage design approaches: a conventional system with predominantly impermeable pavement, and another using permeable pavements as retention and infiltration devices. Through hydrological and hydraulic modeling of both designs, technical parameters such as flow rate, pipe sizing, and the need for control structures are analyzed. The study discusses the feasibility of using permeable interlocking concrete pavers as a compensatory solution for urban drainage systems, highlighting their advantages and limitations compared to traditional models. The results show physical differences, including a 13.37% reduction in peak flow with permeable pavement, and financial differences, with approximately 17% cost variation between the designed drainage networks. Thus, it is concluded that the use of permeable pavements with interlocking pavers offers several physical and financial benefits for drainage system projects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-06-05T17:12:56Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A.pdf: 4452091 bytes, checksum: 0dfb5d1bd566bd9673973c3cc1a42bea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T17:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A.pdf: 4452091 bytes, checksum: 0dfb5d1bd566bd9673973c3cc1a42bea (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectdrenagem urbanapt_BR
dc.subjectmodelagem hidrológicapt_BR
dc.subjectpavimento permeávelpt_BR
dc.subjectgestão de águas pluviaispt_BR
dc.subjectinfraestrutura sustentávelpt_BR
dc.titleUso de pavimentos permeáveis como alternativa para um sistema sustentável de drenagem de águas pluviaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Leonardo-
dc.description.resumoO processo de urbanização acelerada e o crescimento desordenado dos centros urbanos têm provocado impactos significativos na dinâmica hidrológica das cidades, sobretudo pela substituição de superfícies naturais por revestimentos impermeáveis. Essa transformação intensifica o escoamento superficial das águas pluviais, contribuindo para a ocorrência de alagamentos e enchentes em áreas urbanizadas. Com os avanços nas tecnologias aplicadas à infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, surgem alternativas mais sustentáveis aos métodos tradicionais de drenagem urbana. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo comparar duas abordagens distintas de projeto de sistemas de drenagem pluvial: uma convencional, com pavimentação predominantemente impermeável, e outra utilizando pavimentos permeáveis como dispositivo de retenção e infiltração. A partir da modelagem hidrológica e hidráulica de ambas as concepções, são analisados parâmetros técnicos como vazão, dimensionamento das tubulações e a necessidade de estruturas de controle. Discute-se viabilidade do uso de blocos intertravados permeáveis como solução compensatória para sistemas de drenagem urbana, evidenciando suas vantagens e limitações em relação ao modelo tradicional. Os resultados apresentam as diferenças físicas, em que se tem uma redução de 13,37% em relação a vazão com o pavimento permeável, e financeiras, apresentando uma diferença em torno de 17% do custo entre as redes de drenagem traçadas. Dessa forma, conclui-se que o uso de pavimentos permeáveis com blocos intertravados apresentam diversos benefícios físicos e financeiros para um projeto de drenagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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