Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Nathali de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-09T13:21:38Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-06-09T13:21:38Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34781-
dc.description.abstractThis study explores the internationalization actions of the Postgraduate Program in Nursing (PPGENF) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The main objective of this research is to analyze how the internationalization practices adopted by the PPGENF contribute to the academic and professional development of students. A descriptive and documentary approach was adopted, investigating the most recent National Postgraduate Plans, the Nursing Area Document, the UFPB Institutional Development Plan and the PPGENF Strategic Plan, in addition to performing content analysis of the PPGENF self-assessment reports from 2019 to 2023. The theoretical basis of the study is based on concepts of formative assessment and internationalization in higher education. The results revealed that the internationalization practices of the PPGENF have potential, such as the presence of foreign professors and the holding of virtual events, which expand students' access to global experiences and knowledge. However, specific weaknesses were identified, including low student participation, difficulties with mastering other languages, and the need for greater institutional support. These challenges reflect a gap between internationalization practices and the educational objectives of the PPGENF, imposing the need for more integrated strategies that consider the perspective of students. It is concluded that internationalization is an essential tool for improving the quality of postgraduate studies, especially in the context of the PPGENF. As products of the research, a technical report was prepared, which offers practical recommendations to improve the internationalization actions of the PPGENF, and a digital booklet with the objective of introducing concepts and guidelines on internationalization at UFPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-06-09T13:21:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NathaliDeOliveiraCosta_Dissert.pdf: 13153820 bytes, checksum: da6900450349cf2768727f145110674c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-09T13:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NathaliDeOliveiraCosta_Dissert.pdf: 13153820 bytes, checksum: da6900450349cf2768727f145110674c (MD5) Previous issue date: 2024-12-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento discentept_BR
dc.subjectPrograma de pós-graduação - Autoavaliaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectStudent developmentpt_BR
dc.subjectSelf-assessmentpt_BR
dc.subjectPostgraduate studiespt_BR
dc.titleInternacionalização e o desenvolvimento discente : Revelações a partir da autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, José Jassuípe da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2672484041042437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827366884448759pt_BR
dc.description.resumoEste estudo explora as ações de internacionalização no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo principal desta pesquisa é analisar como as práticas de internacionalização adotadas pelo PPGENF contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes. Foi adotada uma abordagem descritiva e documental, investigando os mais recentes Planos Nacionais de Pós-Graduação, o Documento de Área da Enfermagem, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB e o Plano Estratégico do PPGENF, além da realização da análise de conteúdo dos relatórios de autoavaliação do PPGENF de 2019 a 2023. A fundamentação teórica do estudo baseia-se em conceitos de avaliação formativa e de internacionalização no ensino superior. Os resultados revelaram que as práticas de internacionalização do PPGENF apresentam potencialidades, como a presença de docentes estrangeiros e a realização de eventos virtuais, que ampliam o acesso dos discentes a experiências e conhecimentos globais. No entanto, foram identificadas fragilidades específicas, incluindo baixa participação discente, dificuldades com o domínio de outros idiomas e a necessidade de maior apoio institucional. Esses desafios refletem uma lacuna entre as práticas de internacionalização e os objetivos formativos do PPGENF, impondo a necessidade de estratégias mais integradas e que considerem a perspectiva dos estudantes. Conclui-se que a internacionalização é uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade da pós-graduação, especialmente no contexto do PPGENF. Como produtos da pesquisa, foi elaborado um relatório técnico, que oferece recomendações práticas para aprimorar as ações de internacionalização do PPGENF, e uma cartilha digital com o objetivo de introduzir conceitos e orientações sobre a internacionalização na UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NathaliDeOliveiraCosta_Dissert.pdf12,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons