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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34786
Tipo: | Tese |
Título: | Responsabilidade social universitária: uma análise das concepções de gestores e não gestores da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Bezerra, Joacil Carlos Viana |
Primeiro Orientador: | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima |
Resumo: | O objetivo desta tese foi analisar as concepções de gestores e não gestores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre Responsabilidade Social Universitária (RSU). Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizei a fenomenografia como método, uma vez que permite abordar o problema a partir da compreensão das múltiplas variações no modo como os participantes vivenciam o fenômeno. Nesta investigação, apresento a RSU como uma abordagem de construção coletiva, originada da interação entre a universidade e suas partes interessadas, destacando como essa interação influencia as atividades realizadas pela instituição. Assim, com base em 49 entrevistas, busquei compreender como essas concepções de RSU são experienciadas por gestores e não gestores acadêmicos e administrativos da UFPB. As concepções de RSU identificadas neste estudo são: Missão Institucional, Rumo à Sustentabilidade, Governança e Transformação Social. Este trabalho propõe discutir como essas concepções são relevantes para aprimorar certas práticas universitárias, evidenciando que as Instituições de Ensino Superior (IES) não devem se distanciar dos princípios da responsabilidade social e da transformação em organizações socialmente responsáveis. Esse debate se torna pertinente à medida que pode facilitar a formulação de novos conceitos para o campo da RSU e orientar algumas práticas universitárias em direção a uma gestão multidimensional e participativa. Também destaco a importância da RSU para que as universidades alcancem padrões aceitáveis nos processos avaliativos, bem como as condições e limitações para que possam atender às demandas de suas partes interessadas. Os resultados desta tese indicam que as concepções dos participantes sobre a RSU incluem aspectos como a formação ética dos discentes, a transformação das universidades em campi sustentáveis e locais mais acolhedores, a redução de riscos enfrentados pelas instituições, o estabelecimento de uma gestão participativa, a formulação de políticas para a redução das desigualdades sociais, a inclusão de minorias e a criação de parcerias. Esses elementos reforçam a importância de uma gestão orientada pela RSU e ressaltam o papel fundamental das universidades na promoção do bem-estar social e no desenvolvimento humano. |
Abstract: | The objective of this thesis was to analyze the conceptions of managers and non-managers at the Federal University of Paraíba (UFPB) regarding University Social Responsibility (USR). To achieve the research objectives, I employed phenomenography as a research method, as it enables an understanding of the problem through the multiple variations in how participants experience the phenomenon. In this study, I present USR as a collective construction approach, stemming from the interaction between the university and its stakeholders, highlighting how this interaction influences the institution’s activities. Based on 49 interviews, I sought to understand how these conceptions of USR are experienced by both academic and administrative managers and non-managers at UFPB. The USR conceptions identified in this study are: Institutional Mission, Sustainability Pathway, Governance, and Social Transformation. This work aims to discuss how these conceptions are relevant to enhancing certain university practices, demonstrating that Higher Education Institutions (HEIs) should not distance themselves from the principles of social responsibility and the pursuit of becoming socially responsible organizations. This debate becomes pertinent as it may facilitate the development of new concepts within the USR field and guide certain university practices towards multidimensional and participatory management. I also emphasize the importance of USR for universities to achieve acceptable standards in evaluation processes, as well as the conditions and limitations for responding to their stakeholders’ demands. The findings of this thesis indicate that participants' conceptions of USR include aspects such as the ethical formation of students, transforming universities into sustainable campuses and more welcoming spaces, reducing risks faced by institutions, establishing participatory management, designing policies to reduce social inequalities, including minorities, and creating partnerships. These elements underscore the importance of USR-oriented management and highlight the fundamental role of universities in promoting social well-being and human development. |
Palavras-chave: | Gestão universitária Responsabilidade social universitária Objetivos do desenvolvimento sustentável Fenomenografia University Social Responsibility University Management Sustainable Development Goals Conceptions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34786 |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
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