Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorto, Duina Mota de Figueiredo-
dc.date.accessioned2025-06-11T12:55:39Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-06-11T12:55:39Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34803-
dc.description.abstractThe Master’s research here presented aims to investigate connections between the fields of Literature and Law, based on the book “Não verás país nenhum”, written by Ignacio de Loyola Brandão. The novel lies in an undefined apocalyptic future, in the city of São Paulo, degraded by an environmental crisis yielded by the “Esquema”, an authoritarian and violent system of power that persecutes the population. The book is narrated in the first person by Souza, a former professor who was forced to retire and became aware of the current situation after noticing a strange hole in his hand. The plot has many aspects from dystopian narratives, so that the dystopia emerges as an analytical themed category of labor. The research consists of investigating which elements characterize the work as a dystopia and how this category relates to human rights in the Brazilian context. The main hypothesis is that the elements of dystopias that affect liberty (of choice, movement, idea, expression) and that violate the fundamental rights to a dignified existence (human beings dignity) are present in the corpus; such factors are structured through the space that establish the dystopian environment. Therefore, the interchange between fiction and reality is proposed – Literature and human rights – upon the admission of a bibliographical and qualitative research’s methodology. The theoretical scope of this investigation derives from the concepts of Candido (2011), Godoy (2011), Karam (2017), Mittica (2015) and Trindade (2023), regarding the links established between the literary studies and Law; as for the dystopia, the concepts of Baccolini (2003), Clayes (2017) and Moylan (2023) will be important. In conclusion, the relationship between power and human rights will be considered according to the studies of Arendt (2012), Bobbio (1992), Kant (1989) and Piovesan (2004).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-06-11T12:55:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DuinaMotaDeFigueiredoPorto_Dissert.pdf: 2463639 bytes, checksum: 374093b8e80b4c5ea046caf8383cda1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-11T12:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DuinaMotaDeFigueiredoPorto_Dissert.pdf: 2463639 bytes, checksum: 374093b8e80b4c5ea046caf8383cda1c (MD5) Previous issue date: 2024-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectLiteratura e Direitopt_BR
dc.subjectDistopia literáriapt_BR
dc.subjectLiterature and Lawpt_BR
dc.subjectDystopian literaturept_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectNão verás país nenhumpt_BR
dc.titleNão verás "Brasil" nenhum : literatura distópica e direitos humanos através de Ignácio de Loyola Brandãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4390574218740051pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa de mestrado ora apresentada visa a investigar conexões entre as áreas de Literatura e de Direito a partir do livro Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão. O romance se situa em um apocalíptico futuro indefinido, na cidade de São Paulo, degradada por uma crise ambiental e submetida ao “Esquema”, sistema autoritário e violento de poder que oprime a população. Narrado em primeira pessoa por Souza, ex-professor aposentado compulsoriamente e que desperta para a realidade após constatar um inusitado furo em sua mão, o enredo possui vários aspectos das narrativas distópicas, de modo que a distopia emerge como categoria analítica temática do trabalho. O problema da pesquisa consiste em averiguar que elementos caracterizam a obra como uma distopia e como essa categoria se relaciona com os direitos humanos no contexto brasileiro. A hipótese principal é a de que estão presentes no corpus os elementos das distopias que afetam a liberdade (de escolha, locomoção, pensamento, expressão) e violam o direito fundamental à existência digna (dignidade da pessoa humana); tais fatores se estruturam através do espaço que formata o ambiente distópico. Assim, propõe-se o diálogo entre ficção e realidade – Literatura e direitos humanos – mediante a adoção de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e qualitativa. O escopo teórico desta investigação partirá dos conceitos de Candido (2011), Godoy (2011), Karam (2017), Mittica (2015) e Trindade (2023), em relação aos liames estabelecidos entre os estudos literários e os de Direito; quanto à distopia, serão importantes os conceitos de Baccolini (2003), Clayes (2017) e Moylan (2023). Por fim, as relações de poder e direitos humanos serão pensadas a partir dos estudos de Arendt (2012), Bobbio (1992), Kant (1989) e Piovesan (2004).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DuinaMotaDeFigueiredoPorto_Dissert.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons