Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Emanuelle Alves de-
dc.date.accessioned2025-06-12T15:34:33Z-
dc.date.available2025-06-12T15:34:33Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34818-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the Sustainable Development Goals (SDGs) 1 and 4 — Poverty Eradication and Quality Education — in the microregion of Eastern Curimataú, Paraíba. Based on secondary data from sources such as IBGE, Atlas Brasil, and UNDP reports, the study examines the socioeconomic and educational conditions of the region between 1991 and 2023. The research is limited by outdated data and the scarcity of municipal indicators. A quantitative approach is adopted, combining descriptive statistical analysis of socioeconomic indicators and critical. The findings reveal that despite punctual improvements, significant inequalities remain due to a historically centralized development model. The study concludes that achieving the 2030 Agenda targets requires systemic, integrated public policies that are sensitive to local realities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-06-12T15:34:33Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL - EMANUELLE ALVES DE LIMA.pdf: 16739703 bytes, checksum: b0bc26431a7aba567869adbf2eab34de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-12T15:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL - EMANUELLE ALVES DE LIMA.pdf: 16739703 bytes, checksum: b0bc26431a7aba567869adbf2eab34de (MD5) Previous issue date: 2025-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAgenda 2030: uma análise da erradicação da pobreza e da qualidade educacional no Curimataú Oriental paraibanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento., José Mancinelli Lêdo do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9662153789287883pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 4 — Erradicação da Pobreza e Educação de Qualidade — na microrregião do Curimataú Oriental paraibano. A partir de dados secundários extraídos de fontes como o IBGE, Atlas Brasil e relatórios do PNUD, investigam-se as condições socioeconômicas e educacionais da região entre os anos de 1991 e 2023. A pesquisa tem como limitação a desatualização dos dados e a escassez de indicadores municipais. O estudo adota uma abordagem quantitativa, com base em análise estatística descritiva dos indicadores socioeconômicos e análise crítica. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços pontuais, ainda persistem desigualdades significativas, fruto de um modelo de desenvolvimento historicamente concentrado nos grandes centros urbanos. Conclui-se que o alcance das metas da Agenda 2030 exige políticas públicas sistêmicas, integradas e sensíveis às realidades locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - EMANUELLE ALVES DE LIMA.pdf16,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.