Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuiz, Davi José Lucena-
dc.date.accessioned2025-06-25T12:30:21Z-
dc.date.available2025-05-23-
dc.date.available2025-06-25T12:30:21Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34903-
dc.description.abstractThis work focuses on the analysis and restructuring of the Tem Lógica application, an educational platform aimed at teaching mathematics to elementary school students through interactive online games. The application allows teachers to create personalized activities and monitor students' performance. Initially developed using HTML, CSS, and JavaScript on the front-end, Node.js on the back-end, and MySQL for data storage, the platform faced performance and maintenance issues due to the lack of proper architectural planning. This study involved identifying system failures, analyzing the architecture, refactoring critical code sections, and proposing structural improvements such as the use of cookies to detect connection issues and the decoupling of system layers. As a result, the application became more stable, modular, and better prepared for future developments, with significant improvements in maintainability and overall system performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2025-06-25T12:30:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Davi José Lucena Luiz_TCC.pdf: 2888704 bytes, checksum: 3dec92676b36be28649dedd2f4876c61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T12:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Davi José Lucena Luiz_TCC.pdf: 2888704 bytes, checksum: 3dec92676b36be28649dedd2f4876c61 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectArqueitetura de softwarept_BR
dc.subjectAplicação de webpt_BR
dc.subjectEvolução do sistemapt_BR
dc.titleAnálise arquitetural e refatoração de aplicações web: Um Estudo de Caso da Aplicação Tem Lógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lincoln David Nery e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364448724013309pt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão trata da análise e reestruturação da aplicação Tem Lógica, uma plataforma educacional voltada para o ensino de matemática no ensino fundamental por meio de jogos online interativos. A aplicação permite que professores criem atividades personalizadas e acompanhem o desempenho dos alunos. Desenvolvida inicialmente com HTML, CSS e JavaScript no front-end, Node.js no back-end e MySQL no armazenamento, a plataforma enfrentava problemas de desempenho e manutenção devido à ausência de um planejamento arquitetural adequado. Este trabalho realizou a identificação de falhas, análise da arquitetura, refatoração de trechos críticos de código e proposição de melhorias estruturais, como o uso de cookies para identificar falhas de conexão e o desacoplamento entre camadas. Como resultado, a aplicação torna-se mais estável, modular e preparada para futuras evoluções, com melhoria significativa na manutenibilidade e na performance geral do sistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Davi José Lucena Luiz_TCC.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons