Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Alana Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T12:32:24Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26 | - |
dc.date.available | 2025-06-25T12:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34904 | - |
dc.description.abstract | This study discusses the analysis of Psychopedagogy’s role in contexts of social vulnerability, identifying the specific vulnerabilities noted and the actions deemed effective. It is an integrative review with research conducted in the SciELO, LILACS, and Revista de Psicopedagogia databases to understand how psychopedagogical practice has been addressed regarding individuals and groups in vulnerable situations. The results indicated that vulnerability significantly impacts the learning process and skill acquisition, highlighting the importance of psychopedagogical actions in reducing issues like school dropout and mitigating retention. It is concluded that, to operate in these contexts, the psychopedagogue must adopt a sensitive approach compatible with the environment, broadening their tools and perspectives in practice. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T12:32:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVL25062025.pdf: 312802 bytes, checksum: 1542a508d69a81e83faeaddd84d071e0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-25T12:32:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVL25062025.pdf: 312802 bytes, checksum: 1542a508d69a81e83faeaddd84d071e0 (MD5) Previous issue date: 2024-10-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidades | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ações psicopedagógicas em contextos de vulnerabilidade social: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Mariana Lins de | - |
dc.description.resumo | Este estudo discute a análise da atuação da Psicopedagogia em contextos de vulnerabilidade social, identificando quais as vulnerabilidades pontuadas e quais ações serão válidas. Trata-se uma revisão integrativa com pesquisa nas bases: SciELO, LILACS e Revista de Psicopedagogia, a fim de compreender como a prática psicopedagógica tem sido abordada em relação a indivíduos e grupos em situações vulneráveis. Os resultados indicaram que a vulnerabilidade interfere significativamente no processo de aprendizagem e aquisição de habilidades, destacando a importância das ações psicopedagógicas na redução de problemas como evasão escolar e atenuação da retenção. Conclui-se que, para atuar nesses contextos, o psicopedagogo deve adotar uma abordagem sensível e compatível com o ambiente, ampliando suas ferramentas e perspectivas de atuação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVL25062025.pdf | 305,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons