Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDinoá, Aline Alves de Mendonça-
dc.date.accessioned2025-06-25T12:55:34Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-25T12:55:34Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34907-
dc.description.abstractThis research investigated the relationships between parenting styles, parental narcissism, academic performance, and school-related variables such as attendance, failure, and recovery. Based on correlational analyses using the Spearman method, a sample of 81 students aged between 12 and 19 years, enrolled in public schools from the 7th to the 9th grade of elementary school and high school, was studied. The results indicate that parental affection and control are interconnected and influence academic performance. Parental support in school activities, particularly from fathers, showed a significant impact on students' grades. Attendance was associated with greater academic success and lower failure rates. Although parental narcissism did not show a direct correlation with academic performance, it was related to greater control over the children, affecting family dynamics. The consistency between the parenting styles of both parents reinforces the importance of a balance between affection and control, promoting academic success and emotional well-being. In summary, the research concludes that affection, parental control, and school involvement are fundamental for students' academic development. Harmony between parenting styles strengthens the family environment and emotional bond with children, while parental narcissism, although not directly interfering with grades, influences parenting practices. Promoting an affectionate and engaged family environment is essential for adolescents' academic performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T12:55:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAMD25062025.pdf: 1207968 bytes, checksum: 3dfc58179ba306aed3d5f1664b64b24b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T12:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAMD25062025.pdf: 1207968 bytes, checksum: 3dfc58179ba306aed3d5f1664b64b24b (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstilos parentaispt_BR
dc.subjectNarcisismo parentalpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.titleNarcisismo e estilos parentais: o impacto da parentalidade narcísica no desempenho acadêmico dos filhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Renan Pereira-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as relações entre estilos parentais, narcisismo parental, desempenho acadêmico e variáveis escolares, como assiduidade, reprovação e recuperação. Com base em análises correlacionais pelo método de Spearman, foi estudada uma amostra de 81 estudantes, entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas públicas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Os resultados indicam que afeto e controle parental estão interligados e se relacionam com o desempenho acadêmico. O apoio dos pais nas atividades escolares, especialmente do pai, mostrou um impacto significativo nas notas dos alunos. A assiduidade foi associada ao maior sucesso escolar e menores reprovações. Embora o narcisismo parental não tenha mostrado correlação direta com o desempenho acadêmico, esteve relacionado a um controle maior sobre os filhos, afetando a dinâmica familiar. A consistência entre os estilos parentais de ambos os pais reforça a importância de um equilíbrio entre afeto e controle, promovendo sucesso escolar e bem-estar emocional. Em síntese, a pesquisa conclui que afeto, controle parental e envolvimento escolar são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. A harmonia entre os estilos parentais fortalece o ambiente familiar e o vínculo afetivo com os filhos, enquanto o narcisismo parental, embora não interfira diretamente no desempenho acadêmico, exerce relação nas práticas parentais. Promover um ambiente familiar afetivo e envolvido é essencial para o desempenho escolar dos adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAMD25062025.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons