Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Amanda Olímpio de-
dc.date.accessioned2025-06-25T13:14:23Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T13:14:23Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34912-
dc.description.abstractPediatric hospitalization represents a remarkable event for the child and his family, given the distance from their contexts and routines, and the experience in a strange and threatening environment. To mitigate the impact of this experience, there is a playful intervention in the care of hospitalized children. By considering the importance of playing for the child, even during illness, as well as the value of learning development, psychopedagogy with playful intervention, mitigates possible traumas. The general objective of this work is to investigate the effectiveness of recreational resources in the care of hospitalized children, and as specific objectives, to evaluate the engagement of children and parents with the playful resource; systematize the preferences of playful resources according to the age group and evaluate the purpose of recreational resources. The research was conducted during the services in the pediatric ward of a public hospital in the city of João Pessoa - PB. Data collection took place through participant systematic observation based on the application of recreational activities and resources. It was found that the resources that involved logical reasoning stood out in relation to the others, but that all the proposed resources brought benefits to the learners. Therefore, the resources proved to be effective according to the purpose of each one, which allowed the full development of learning in a hospital environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T13:14:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AOP25062025.pdf: 1451817 bytes, checksum: 578c96bafaf519638db8581e41c69ac5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T13:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AOP25062025.pdf: 1451817 bytes, checksum: 578c96bafaf519638db8581e41c69ac5 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHospitalização infantilpt_BR
dc.subjectRecursos lúdicospt_BR
dc.titleEfetividade de recursos lúdicos no atendimento a crianças hospitalizadaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Flávia Moura de-
dc.description.resumoA hospitalização pediátrica representa um acontecimento marcante para a criança e sua família, dado o afastamento de seus contextos e rotinas, e a experiência em um ambiente estranho e ameaçador. Para mitigar o impacto dessa vivência, surge a intervenção lúdica no atendimento a crianças hospitalizadas. Ao considerar a importância do brincar para a criança, ainda que durante o adoecimento, bem como o valor do desenvolvimento da aprendizagem, a psicopedagogia com a intervenção lúdica, amenizar os possíveis traumas. Este trabalho, tem como objetivo geral investigar a efetividade de recursos lúdicos no atendimento a crianças hospitalizadas, e como objetivos específicos, avaliar o engajamento das crianças e dos pais para com o recurso lúdico; sistematizar a preferências de recursos lúdicos de acordo com a faixa etária e avaliar a finalidade dos recursos lúdicos. A pesquisa foi realizada durante os atendimentos na enfermaria pediátrica de um hospital público da cidade de João Pessoa – PB. A coleta de dados se deu através da observação sistemática participante com base na aplicação das atividades e recursos lúdicos. Constatou-se que os recursos que envolviam raciocínio lógico, se sobressaíram em relação aos demais, mas que todos os recursos propostos trouxeram benefícios aos aprendentes. Portanto, os recursos se mostraram efetivos de acordo com a finalidade de cada um, o que possibilitou o desenvolvimento pleno da aprendizagem em ambiente hospitalar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOP25062025.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons