Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Hellen Milênia Leal da-
dc.date.accessioned2025-06-25T14:11:40Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T14:11:40Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34919-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how literature of cordel is being utilized in Early Childhood Education. A systematic review was conducted using the CAPES and BDTD databases, employing the descriptors "Cordel," "Early Childhood Education," "Pedagogical Resource," "Pedagogical Practices," and "Teachers," with searches conducted up to October 2024. The inclusion criteria considered studies published in the last 10 years, in Portuguese, specifically focusing on literature of cordel and its application in Early Childhood Education, while publications that did not concentrate on this theme or were not accessible were excluded. Data were analyzed through a qualitative review, categorizing the identified pedagogical practices and synthesizing the proposals and experiences found. The review included 4 relevant studies, varying in characteristics such as educational context and employed methodologies. The results revealed that, despite the potential of cordel to enrich the educational experience, factors such as the lack of continuing education and the scarcity of materials are significant barriers to its implementation. Additionally, it was observed that literature of cordel is used sporadically, often regarded as a complementary resource. However, the review also pointed out limitations, such as the small number of studies focused on Early Childhood Education, risk of bias, and limited diversity of the studies, suggesting the need for more research on cordel in Early Childhood Education. In summary, literature of cordel proves to be a valuable resource that should be integrated more systematically into educational practices, promoting the comprehensive development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T14:11:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMLS25062025.pdf: 577920 bytes, checksum: f1f28f6ccad7276e197b7da01d580cc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T14:11:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMLS25062025.pdf: 577920 bytes, checksum: f1f28f6ccad7276e197b7da01d580cc5 (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleVersos que ensinam: uma revisão sistemática da utilização do cordel na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Escarião, Andréia Dutra-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar como a literatura de cordel vem sendo utilizada na Educação Infantil. Foi realizada uma revisão sistemática, utilizando as bases de dados CAPES e BDTD, utilizando os descritores "Cordel", “Educação Infantil”, "Recurso pedagógico", "Práticas pedagógicas" e “Professores”, com busca até outubro de 2024. Os critérios de inclusão consideraram estudos publicados nos últimos 10 anos, em português, focando especificamente na literatura de cordel e sua aplicação na Educação Infantil, enquanto publicações que não se concentram nessa temática ou que não estavam acessíveis foram excluídas. Os dados foram analisados por meio de uma revisão qualitativa, categorizando as práticas pedagógicas identificadas e sintetizando as propostas e experiências encontradas. A revisão incluiu 4 estudos relevantes, que variam em características, como contexto educacional e metodologias empregadas. Os resultados revelaram que, apesar do potencial do cordel enriquecer a experiência educacional, fatores como a falta de formação continuada e a escassez de materiais são barreiras significativas à sua implementação. Além disso, foi possível perceber que a literatura de cordel é utilizada de forma esporádica, sendo muitas vezes considerada um recurso complementar. Contudo, a revisão também apontou limitações, como a quantidade reduzida de estudos focados na Educação Infantil, o risco de viés e a diversidade restrita dos estudos, sugerindo a necessidade de mais pesquisas sobre o cordel na Educação Infantil. Em suma, a literatura de cordel se mostra um recurso valioso que deve ser integrado de maneira mais sistemática nas práticas educativas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMLS25062025.pdf564,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons