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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Florence Caroline de Resende-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:25:30Z-
dc.date.available2025-04-22-
dc.date.available2025-06-25T17:25:30Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34925-
dc.description.abstractThis study investigated gender disparity in the Computer Science pro gram at the Federal University of Para´ıba (UFPB), focusing on academic per formance, enrollment and dropout rates, and participation in extracurricular activities among men and women. Between 2017 and 2023, women accoun ted for only 14,07% of incoming students, highlighting significant underrepre sentation. Nevertheless, the data show that female students have an academic performance, measured by their Grade Point Average, equivalent to their male peers, with averages of 7,54 e 7,63, respectively. Additionally, dropout rates are similar, suggesting that gender is not a determining factor in course aban donment. The study also revealed that women have higher proportional parti cipation in extracurricular activities, such as research and extension projects, compared to their representation in the program. However, they face specific challenges in activities like teaching assistantships, which require greater ex posure in predominantly male environments, emphasizing cultural barriers and gender stereotypes. The findings reinforce the need for institutional policies that foster a more inclusive academic environment, not only encouraging women’s enrollment but also strengthening their retention and active participation in the program. Such initiatives are essential to advancing gender equity and fully leveraging women’s potential in technology fields.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2025-06-25T17:25:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Florence Caroline de R. Cunha_TCC.pdf: 1164472 bytes, checksum: 85bd73d8d1b5c985ab30e60db819312f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T17:25:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Florence Caroline de R. Cunha_TCC.pdf: 1164472 bytes, checksum: 85bd73d8d1b5c985ab30e60db819312f (MD5) Previous issue date: 2025-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectAtividades extracurricularespt_BR
dc.titleDesigualdade de Gênero em Ciência da Computação na UFPB: Uma Comparação do Desempenho Acadêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ricarte, Danielle Rousy Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603035287575568pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2267547357777867pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou a disparidade de gênero no curso de Ciência. da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco no de Desempenho acadêmico, taxas de ingresso e evasão, e participação em atividades. des extracurriculares entre homens e mulheres. Entre 2017 e 2023, as mulhe res representaram apenas 14,07% dos ingressantes, evidenciando uma signi f icativa sub-representação. Apesar disso, os dados mostram que, em termos de desempenho acadêmico, as alunas possuem um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) equivalente ao de seus colegas homens, com médias de 7,54 e 7,63, respectivamente. Além disso, as taxas de evasão são semelhantes, su gerindo que gênero não é um fator determinante para o abandono do curso. O estudo também revelou que as mulheres têm maior participação proporcional. nal em atividades extracurriculares, como pesquisa e extensão, em comparação ` a sua representação no curso. Por outro lado, enfrentam desafios específicos. em atividades como monitoria, que requerem maior exposição em ambientes predominantemente masculinos, destacando barreiras culturais e estereótipos. de gênero. Os achados reforçam a necessidade de políticas institucionais que promovam um ambiente acadêmico mais inclusivo, que não apenas incentive o ingresso de mulheres, mas também fortaleça sua permanência e participação. ativa no curso. Tais iniciativas s˜ao essenciais para ampliar a equidade de gˆenero e aproveitar plenamente o potencial feminino em ´areas tecnol´ogicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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