Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Janicleide de-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:40:04Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-06-25T17:40:04Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34926-
dc.description.abstractGiven the need for social distancing necessary to contain the spread of the Covid-19 pandemic, teaching began to be carried out remotely, mediated by Digital Technologies, which caused significant changes in teaching practices. In this context, this research aims to analyze the use of digital technologies in teaching practices in order to identify the impact of this use in relation to student learning about the contents of the subjects from the point of view of teachers in the Municipality of Asunción - PB . The study is relevant for exploring a subject that is in evidence today and has been impacting many families and professionals who deal with the teaching and learning process. The results showed that remote learning was the solution found in the current situation, thus, there are barriers to be faced, such as the lack of students with regard to internet access and the provision of digital media and resources. There are also advantages such as the availability of material that can be reviewed by students and the development of more interactive and stimulating content, even so, greater emphasis is needed on the barriers to be overcome to achieve satisfactory results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2025-06-25T17:40:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Janicleide de Oliveira_TCC.pdf: 980241 bytes, checksum: 262f0cf114ef5d136373d19b318d181d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T17:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Janicleide de Oliveira_TCC.pdf: 980241 bytes, checksum: 262f0cf114ef5d136373d19b318d181d (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectMunicípio de Assunção - PBpt_BR
dc.titleTecnologias digitais e o ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise de experiências docentes no município de Assunção, Paraíba.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Fernanda Nóbrega Martins-
dc.description.resumoDiante da necessidade do distanciamento social necessário para conter a disseminação da pandemia do Covid-19 o ensino passou a ser realizado de forma remota, mediada pelas Tecnologias Digitais, o que ocasionou mudanças significativas nas práticas docentes. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais nas práticas docentes com o propósito de identificar o impacto desta utilização em relação ao aprendizado dos alunos acerca dos conteúdos das disciplinas do ponto de vista dos professores do Município de Assunção – PB. O estudo se mostra relevante por explorar um assunto que está em evidência na atualidade e vem impactando muitas famílias e profissionais que lidam com o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que o ensino remoto foi a saída encontrada em meio a situação vigente, assim, há barreiras a serem enfrentadas, como por exemplo, a carência dos discentes no que se refere ao acesso à internet e na disposição de mídias e recursos digitais. Também existem vantagens como a disponibilidade do material que pode ser revisto pelos discentes e o desenvolvimento de conteúdos mais interativos e estimulantes, mesmo assim, é necessária uma ênfase maior nas barreiras a ser transpostas para alcançar resultados satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janicleide de Oliveira_TCC.pdfTCC957,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons