Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34936
metadata.dc.type: TCC
Título : Desigualdade no acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres mães e não-mães
metadata.dc.creator: Silva, Jaidgia Raíssa Félix da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Nájila Bianca Campos
metadata.dc.description.resumo: Na formação das sociedades, foram estabelecidos papéis femininos e masculinos. Apesar da conquista de direitos e da busca por igualdade de gênero, a mulher, ao se tornar mãe, enfrenta uma série de desafios, especialmente ao buscar a formação continuada. Este estudo teve como objetivo geral analisar o ingresso e a permanência de mães-estudantes no ensino superior e, especificamente, (1) identificar os desafios enfrentados durante a formação acadêmica, (2) explorar as perspectivas pós-formação e, (3) comparar a autoeficácia e a avaliação de vida acadêmica entre mães e não-mães. A pesquisa, de método misto, contou com 151 mulheres, divididas em mães e não-mães, e utilizou um questionário via Google Forms, além das escalas de Avaliação da Vida Acadêmica e Autoeficácia na Formação Superior. A análise foi feita com o IRAMUTEQ (CHD) e o IBM SPSS (testes de tendência central, Shapiro-Wilk e Mann-Whitney). Os resultados apontaram menor autoeficácia acadêmica (p=0,032) e gestão acadêmica (p=0,002) entre mães, sem diferença significativa na avaliação de vida acadêmica entre os grupos. As maiores dificuldades foram relacionadas à conciliação das demandas familiares e universitárias, destacando a falta de rede de apoio. Já as perspectivas pós-formação focaram na busca por especializações e pós-graduações.
Resumen : In the formation of societies, distinct roles for women and men have been established. Despite the achievement of rights and the pursuit of gender equality, women face numerous challenges upon becoming mothers, particularly when seeking continuing education. This study aimed to analyze the enrollment and persistence of mother-students in higher education, specifically: (1) to identify the challenges encountered during academic training, (2) to explore post-formation perspectives, and (3) to compare self-efficacy and academic life evaluation between mothers and non-mothers. The mixed-methods research involved 151 women, divided into mothers and non-mothers, utilizing a questionnaire via Google Forms, as well as the Academic Life Evaluation and Self-Efficacy in Higher Education scales. Data analysis was conducted using IRAMUTEQ (CHD) and IBM SPSS (central tendency tests, Shapiro-Wilk, and Mann-Whitney tests). The results indicated lower academic self-efficacy (p=0.032) and academic management (p=0.002) among mothers, with no significant difference in academic life evaluation between the groups. The primary difficulties were related to balancing family and university demands, highlighting a lack of support networks. Post-formation perspectives focused on the pursuit of specializations and postgraduate studies.
Palabras clave : Ensino superior - mães estudantes
Maternidades
Estudantes
Autoeficácia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34936
Fecha de publicación : 23-oct-2024
Aparece en las colecciones: CE - TCC - Psicopedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JRFS26062025.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.