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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, José Alves de-
dc.date.accessioned2025-06-27T10:22:57Z-
dc.date.available2025-02-02-
dc.date.available2025-06-27T10:22:57Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34948-
dc.description.abstractThis qualitative study analyzes the graphic novel Arlindo (2021) through Critical Discourse Analysis perspective (Fairclough, 1995; 2015 [1989]; Resende; Ramalho, 2006) and the Grammar of Visual Design (Kress; Van Leeuwen, 2020). The aim is to dicuss how multimodal discourses about homosexuality materialized in the graphic novel act on the maintenance or contestation of hegemonies related to sexualities. To this end, we seek to identify how the protagonist and his sexuality are developed in his family environment through discourses and social relations materialized by the verbal (Halliday; Matthiessen, 2004) and visual (Kress; Van Leeuwen, 2020) resources of the familiar´s cut from the work. Furthermore, we try to identify through the concepts of Controlling Images (Bueno, 2020; Collins, 2019), Oppressive Triality (Bezerra, 2023) and Resistance (Foucault, 1979) the existence or not of a complex character development when it comes to his sexual and emotional identity. We perceive through the analysis that the existence of homophobic and misogynist discourses underlying the graphic novel serves as point of discussion in a combative way. The same happens with the presence of the concepts of Controlling Imagens, Oppressive Triality and Resistance also giving this work an unusual complexity in graphic novels aiming the young audience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-06-27T10:22:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAlvesDeOliveira_Dissert.pdf: 1344823 bytes, checksum: 1b2fa21e47465e5e0794aa8626d99d72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T10:22:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAlvesDeOliveira_Dissert.pdf: 1344823 bytes, checksum: 1b2fa21e47465e5e0794aa8626d99d72 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectImagens de controlept_BR
dc.subjectTrialidade opressorapt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectGraphic novelpt_BR
dc.subjectOppressive trialitypt_BR
dc.subjectResistance and Controlling Imagespt_BR
dc.titleArlindo e sua família : uma análise crítica transviada do discurso multimodal sobre identidade, pertencimento e resistência nos quadrinhos de Luiza de Souzapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Fábio Alexandre Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658982050582888pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7755394843891973pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de natureza qualitativa analisa o quadrinho Arlindo (2021) pela ótica da Análise Crítica do Discurso (ACD) (Fairclough, 1995; 2015 [1989]; Resende; Ramalho, 2006) e da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2020) com o objetivo de discutir como os discursos multimodais sobre homossexualidade materializados na obra atuam na manutenção ou contestação de hegemonias relacionadas às sexualidades. Para tanto, buscamos compreender como o protagonista e sua sexualidade é retratada em seu meio familiar através dos discursos e das relações sociais materializados pelos recursos verbais (Halliday; Matthiessen, 2004) e visuais (Kress; Van Leeuwen, 2020) contidos no recorte familiar que fizemos da obra. Além disso buscamos identificar na obra, através dos conceitos de Imagens de Controle (Bueno, 2020; Collins, 2019), Trialidade Opressora (Bezerra, 2023) e Resistência (Foucault, 1979), se há ou não profundidade no desenvolvimento deste personagem e de sua identidade afetiva e sexual. Compreendemos, através das análises realizadas, que há discursos homofóbicos e misóginos presentes na obra; contudo, estão presentes para serem discutidos e combatidos, não reforçados. O mesmo ocorre com a presença de Imagens de Controle, que estão presentes para serem desconstruídas. Por fim, a presença materializada da Trialidade Opressora e dos processos de Resistência conferem à obra uma complexidade incomum a obras desta temática voltadas para o público infantojuvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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