Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Joyce de Araújo-
dc.date.accessioned2025-06-27T12:37:42Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T12:37:42Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34955-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze early intervention approaches in children with Autism Spectrum Disorder (ASD) from a psychopedagogical perspective, investigating their effectiveness in the development of these children. The relevance of the study lies in the need to identify the most effective strategies that support the development of children with ASD. The research, exploratory and descriptive in nature, involved the participation of 11 psychopedagogues. A semi-structured questionnaire was applied via Google Forms, containing questions about the approaches used, evaluation of effectiveness, frequency of sessions, and sociodemographic data. Data analysis was performed using the Categorical-Thematic Content Analysis technique, generating four main categories: (1) Early intervention approaches used by psychopedagogues; (2) Factors that hinder the effectiveness of interventions; (3) Factors that facilitate the effectiveness of interventions; and (4) Impact of early intervention on child development. The analysis allowed for the identification of the most frequently used approaches, the factors that influence the effectiveness of interventions, and the areas of development most impacted. These findings contribute to both the theoretical and technical advancement of psychopedagogical practices, though this field still requires further studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-27T12:37:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAC27062025.pdf: 773307 bytes, checksum: ef7ebb72237c965f1daeaba6feaf2735 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T12:37:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAC27062025.pdf: 773307 bytes, checksum: ef7ebb72237c965f1daeaba6feaf2735 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectIntervenção precocept_BR
dc.titleAbordagens de intervenção precoce em crianças com TEA: um olhar da psicopedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Amanda Trajano-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as abordagens de intervenção precoce em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a perspectiva da psicopedagogia, investigando sua eficácia no desenvolvimento dessas crianças. A relevância do estudo está na necessidade de identificar as estratégias mais eficazes que auxiliam o desenvolvimento de crianças com TEA. A pesquisa, de cunho exploratório e descritivo, contou com a participação de 11 psicopedagogos. Utilizou-se um questionário semiestruturado aplicado via Google Forms, contendo questões sobre as abordagens empregadas, avaliação de eficácia, frequência das sessões e dados sociodemográficos. A análise dos dados foi realizada através da técnica de Análise de Conteúdo Categorial-Temática, gerando quatro categorias principais: (1) Abordagens de intervenção precoce utilizadas pelos psicopedagogos; (2) Fatores que dificultam a eficácia das intervenções; (3) Fatores que facilitam a eficácia das intervenções; e (4) Impacto da intervenção precoce no desenvolvimento infantil. A análise permitiu identificar as abordagens mais frequentemente utilizadas, os fatores que influenciam a eficácia das intervenções e as áreas do desenvolvimento mais impactadas. Esses achados contribuem para o avanço tanto teórico quanto técnico das práticas psicopedagógicas, porém essa área ainda precisa de mais estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAC27062025.pdf755,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons