Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Kayli Mydriel Santana de-
dc.date.accessioned2025-06-27T13:33:52Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T13:33:52Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34959-
dc.description.abstractThis thesis explores the experiences and challenges faced by transvestigeneres students at the Federal University of Paraíba (UFPB), focusing on institutional obstacles, symbolic violence, and resistance strategies. Using a qualitative approach and semi-structured interviews, the study reveals recurring issues such as improper use of social names, lack of bathroom accessibility, and bureaucratization of inclusive policies. Symbolic violence, such as pronoun mistakes, moral harassment, and transphobic stares, significantly impacts academic wellbeing. Despite these challenges, the research highlights forms of resistance, including mutual support within trans collectives as a defense mechanism. The study concludes that, despite difficulties, support networks and academic engagement offer hope and motivation for the students' perseverance at the university, emphasizing the importance of an inclusive pedagogy sensitive to gender issues, using psychopedagogy as a possible (Trans)formation tool.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-27T13:33:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMSA27062025.pdf: 1436090 bytes, checksum: d44396da93b054814e31f4178989f618 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T13:33:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMSA27062025.pdf: 1436090 bytes, checksum: d44396da93b054814e31f4178989f618 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransvestigenerespt_BR
dc.subjectViolências simbólicaspt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectInclusão acadêmicapt_BR
dc.titlePsicopedagogia em transformação: a realidade de discentes transvestigeneres na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga as vivências e desafios enfrentados por discentes Transvestigeneres na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacando obstáculos institucionais, violências simbólicas e estratégias de resistência. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza entrevistas semiestruturadas com alunos e alunas trans de diferentes cursos, revelando problemas recorrentes como o uso inadequado do nome social, a falta de acessibilidade em banheiros e a burocratização das políticas inclusivas. Além disso, são mencionadas violências simbólicas como erros de pronomes, assédio moral e olhares transfóbicos, que afetam diretamente o bem-estar acadêmico. Apesar desses desafios, a pesquisa também evidencia formas de resistência, como o apoio mútuo em coletivos trans, como estratégia de enfrentamento e permanência. A pesquisa conclui que, apesar das dificuldades, as redes de apoio e a produção acadêmica oferecem esperança e motivação para a permanência desses estudantes na universidade, reforçando a importância de uma pedagogia inclusiva e sensível às questões de gênero tendo como uma possível ferramenta de (Trans)formação a psicopedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMSA27062025.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons