Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Keteny Taynã de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-27T13:40:38Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T13:40:38Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34960-
dc.description.abstractThis study aims to understand how the psychopedagogue can mediate the teaching-learning and affectivity process in the inclusive context, as well as conceptualize institutional psychopedagogy, present a psychopedagogical intervention and discuss the contributions of the psychopedagogue as a mediator in the school context. The methodology consists of a previous bibliographical research, theoretical knowledge covered in four chapters. Initially, psychopedagogy and the psychopedagogue as an intervention mediator are conceptualized, the theories of the most referenced theorists in selected articles and publications are presented, the role of affectivity, social interactions and school inclusion is discussed, and the contributions of psychopedagogy to meaningful learning are discussed. . In the end, the results reinforce the relevance of psychopedagogical practice and its much-needed interventions to maintain and promote the benefits of social interaction and affectivity among everyone involved in the school context, with the aim of understanding how affectivity and interactions social aspects are inseparable from the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-27T13:40:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KTSS27062025.pdf: 1775091 bytes, checksum: fc35c4ea966e18fa6d4fe7d0c453d5ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T13:40:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KTSS27062025.pdf: 1775091 bytes, checksum: fc35c4ea966e18fa6d4fe7d0c453d5ed (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMediadores da aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleIntervenção colaborativa entre mediadores da aprendizagem e psicopedagogos na educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoEste trabalho propôs compreender o trabalho colaborativo entre a Psicopedagogia e os mediadores da aprendizagem como agentes da educação inclusiva, assim como, analisar os pressupostos históricos, saberes e fazeres da educação inclusiva, caracterizar as principais atividades do mediador de inclusão escolar e contextualizar a Psicopedagogia. O percurso metodológico é qualificado como uma Pesquisa-Ação, com características exploratória e descritiva, com um delineamento longitudinal, quanto à coleta de dados, é de natureza qualitativa. O trabalho é fundamentado nas legislações que respaldam a educação, é contextualizado a educação e todo a evolução alcançada até os dias atuais, adentrando em específico nos profissionais especialistas da aprendizagem e na psicopedagogia, por fim, é destacado o trabalho colaborativo realizado entre os mediadores da aprendizagem e os psicopedagogos através da análise de uma experiência prática. Os resultados deste estudo evidenciaram a significância do fazer dessas duas profissões como instrumentos de efetivação de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KTSS27062025.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons