Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34962
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMoura, Chainá Suzanny Carvalho de Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-27T14:29:17Z-
dc.date.available2025-06-27T14:29:17Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34962-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to identify financial education and retirement from the perspective of students of Actuarial, Accounting and Economic Sciences at UFPB. To carry it out, 184 face-to-face questionnaires and 82 questionnaires answered online through Google forms were applied, adding up to a total of 266 questionnaires with questions about the students' profile, students' knowledge about financial education and pensions, as well as whether they form a monetary reserve for the future and whether they know the investments that can be used to contribute to retirement. The results show that the students do not have knowledge about financial and social security education since 48% do not have knowledge about what a private pension plan such as PGBL and VGBL is, in addition when the respondents were asked if they knew other investments different from those mentioned the majority of the sample with 45% did not answer the open question, and when asked if the students made any investments, 40% revealed that they did not save money for it, the students were also short-sighted, they only thought about forming a retirement reserve when they had more stability, with 51% of the sample. It was possible to conclude that the lack of public policies for them to be inserted from childhood in schools causes the lack of this knowledge and measures can be taken to mitigate the problem, such as public institutions creating projects to develop students, as well as extension projects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-05-23T13:51:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSCSM23052025.pdf: 728259 bytes, checksum: a584fcea540570872cd4d4ad6ac670d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-06-27T14:29:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSCSM23052025.pdf: 728259 bytes, checksum: a584fcea540570872cd4d4ad6ac670d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T14:29:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSCSM23052025.pdf: 728259 bytes, checksum: a584fcea540570872cd4d4ad6ac670d1 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectDiscentes de Ciências Atuariaispt_BR
dc.subjectDiscentes de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectDiscentes de Ciências Econômicaspt_BR
dc.titleA educação financeira e a aposentadoria sob a visão dos estudantes das Ciências Atuariais, Contábeis e Econômicas da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Anna Paola Fernandes-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como principal objetivo identificar a educação financeira e a aposentadoria sob a visão dos alunos de Ciências Atuariais, Contábeis e Econômicas da UFPB. Para a concretização desta pesquisa foram aplicados 184 questionários presenciais e 82 questionários respondidos online por meiodo Google forms somando um total de 266 questionários com perguntas sobre o perfil dos alunos, conhecimento dos alunos sobre educação financeira e previdência, bem como se eles realizam a formação de reserva monetária para o futuro e se conhecem os investimentos que podem ser usados para contribuir para a aposentadoria. Os resultados mostram que os alunos não possuem conhecimento sobre a educação financeira e previdenciária já que 48% não possuem conhecimento sobre o que é um plano de previdência privada como o PGBL e VGBL, além disso quando foi questionado aos respondentes se eles conheciam outros investimentos diferentes dos que foram citados a maioria da amostra com 45% não responderam a pergunta aberta, e quando foi questionado se os alunos faziam algum investimento 40% revelou não guardar dinheiro para isso, os alunos também eram imediatistas só pensavam em formar reserva para aposentadoria quando possuir mais estabilidade com 51% da amostra. Foi possível concluir que a falta de políticas públicas para que sejam inseridas desde a infância nas escolas causam a falta desse conhecimento e medidas podem ser tomadas para atenuar a problemática como as instituições públicas criarem projetos para desenvolver os alunos bem como os projetos de extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
Aparece en las colecciones: CCSA - TCC - Ciências Atuariais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSCSM23052025.pdf711,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons