Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Kethelyn Lay Basílio Nunes de-
dc.date.accessioned2025-06-30T10:43:35Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T10:43:35Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34975-
dc.description.abstractInstagram is a social network that emerged in 2010, for personal purposes, how to share photos and videos. However, it became a vehicle commercial, content creation and defense of causes, such as the autist activism. In this network, the formal and informal contents produced by young and adult autistics have increased in a way significant. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disorder of neurodevelopment, which manifests itself from early childhood, and is characterized mainly by difficulties in communication and in social interaction. However, it is observed that academic production about autism focuses, in a privileged way, on the vision of the caregiver, child and professional, neglecting what it means be autistic for young and adult autistics. Given the above, the present study aimed to analyze the contents that young people and adults autists produce about autism on Instagram. It's a qualitative research, of documentary analysis, which adopted the collection of public social network data. 68 profiles were analyzed and had your posts categorized through the Content Analysis of Bardin, considering a time frame from January to December of 2021. After the content filtering process, 32 profiles were chosen to carry out the categorical content analysis. Subsequently, with the analysis of three judges, the results were structured into four categories that were subdivided into subcategories: Autism: diagnosis, treatment and comorbidities; Social skills and aggressive behaviors; Social insertion: Sexuality, religion, labor market and rights; and, Personal Posts, Controversies, criticisms and prejudices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-30T10:43:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLBNB30062025.pdf: 518988 bytes, checksum: dd9981402985773e5a6c2bc947e5fd9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T10:43:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLBNB30062025.pdf: 518988 bytes, checksum: dd9981402985773e5a6c2bc947e5fd9e (MD5) Previous issue date: 2024-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAtivismopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleAnálise de conteúdo produzido no Instagram por jovens e adultos autistaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Thereza Sophia Jácome-
dc.description.resumoO Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, para fins pessoais, como compartilhar fotos e vídeos. Contudo, com o passar dos anos tornou-se também um veículo comercial, de criação de conteúdos e de defesa de causas, como o ativismo autista. Nesta rede, os conteúdos formais e informais produzidos por autistas jovens e adultos têm aumentado de forma significativa. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que manifesta-se desde a primeira infância, e é caracterizado, principalmente, por dificuldades na comunicação e na interação social. Ao realizar uma revisão literária, observa-se que a produção acadêmica acerca do autismo centra-se, de forma privilegiada, na visão do cuidador, da criança e do profissional, negligenciando o que significa ser autista para autistas jovens e adultos. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar os conteúdos que jovens e adultos autistas produzem sobre o autismo no Instagram. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental, que adotou a coleta de dados públicos de rede social. 68 perfis foram analisados e tiveram suas postagens categorizadas por meio da Análise Conteúdo de Bardin, considerando um recorte temporal de janeiro a dezembro de 2021. Após o processo de filtragem de conteúdo, 32 perfis foram escolhidos para a realização da análise de conteúdo categorial. Posteriormente, com a análise de três juízes, os resultados foram estruturados em 4 categorias que se subdividiram em: Autismo: diagnóstico, tratamento e comorbidades; Habilidades sociais e comportamentos agressivos; Inserção social: sexualidade, mercado de trabalho e direitos; e, Posts pessoais, polêmicas, críticas e preconceitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLBNB30062025.pdf506,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons