Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34984
Tipo: TCC
Título: Contribuições das artes no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Lima, Mariana Luana Vieira de
Primeiro Orientador: Lima, Norma Maria de
Resumo: Este trabalho teórico tem como objetivo investigar a importância das artes no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa analisa como as atividades artísticas podem atuar no ensino-aprendizagem, além de explorar a perspectiva dos educadores sobre a inclusão de práticas artísticas no currículo escolar e a influência das experiências que a arte oferece para o desenvolvimento geral dos alunos. O estudo inicia com uma análise da presença da arte no cotidiano e sua relevância no ambiente educacional. Em seguida, revisa a evolução do ensino de Artes no Brasil, desde a proposta de "Educação Através da Arte" até a sua inclusão obrigatória no currículo escolar. O trabalho também destaca a importância da integração das práticas artísticas em diversas disciplinas, mostrando como a arte pode oferecer alternativas inovadoras para o aprendizado e apoiar o desenvolvimento integral dos alunos. As dificuldades de aprendizagem, que podem ser neurológicas, psicossociais ou emocionais, são abordadas, ressaltando como a arte pode ajudar os alunos a superarem esses desafios, promovendo criatividade, autoestima e expressão individual. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica que discute as contribuições das práticas artísticas na educação desses alunos. A análise conclui que a inclusão das artes no ambiente educacional é fundamental para criar um espaço de aprendizagem inclusivo e estimulante. As práticas artísticas favorecem não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também oferecem oportunidades para expressão e autoconhecimento, aspectos essenciais para o crescimento dos alunos. Portanto, valorizar e integrar a arte no currículo é crucial para garantir uma educação de qualidade que atenda às diversas necessidades dos estudantes e potencialize suas habilidades.
Abstract: This theoretical work aims to investigate the importance of the arts in the educational process of students with learning difficulties. The research analyzes how artistic activities can influence teaching and learning, as well as exploring educators' perspectives on the inclusion of artistic practices in the school curriculum and the impact of artistic experiences on students' overall development. The study begins with an analysis of the presence of art in everyday life and its relevance in the educational environment. It then reviews the evolution of arts education in Brazil, from the proposal of "Education Through Art" to its mandatory inclusion in the school curriculum. The work also highlights the importance of integrating artistic practices across various subjects, demonstrating how art can provide innovative alternatives for learning and support the holistic development of students. Learning difficulties, which can be neurological, psychosocial, or emotional, are addressed, emphasizing how art can help students overcome these challenges by promoting creativity, self-esteem, and individual expression. The methodology employed is a bibliographic review that discusses the contributions of artistic practices to the education of these students. The analysis concludes that including the arts in the educational environment is essential for creating an inclusive and stimulating learning space. Artistic practices not only enhance academic development but also offer opportunities for expression and self-discovery, which are crucial for students' growth. Therefore, valuing and integrating art into the curriculum is vital to ensure quality education that meets the diverse needs of students and enhances their skills.
Palavras-chave: Artes
Educação
Dificuldades de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34984
Data do documento: 15-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLVL30062025.pdf492,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons