Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeroni, Andreia Boaventura-
dc.date.accessioned2025-06-30T16:44:49Z-
dc.date.available2025-06-30T16:44:49Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34988-
dc.description.abstractThis work addresses Digital Information and Communication Technologies in the field of Library Science, specifically in the Library Science Course at the Federal University of Paraíba. The study arises in a context where Digital Information and Communication Technologies are revolutionizing the way information is stored, transmitted, and preserved. The problem investigated refers to the perception that students at the Federal University of Paraíba Library Science Course have about the Information Technology disciplines present in the curriculum. The objective is to identify how these disciplines influence the training of the librarian professional and explore ways to improve the curricular component. The study has an exploratory nature, and the research approach is mixed. The research concludes that the students at the Federal University of Paraíba Library Science Course tend to have a positive perception regarding the disciplines taught in the course. The study points out the need to adequately prepare universities for teaching Digital Information and Communication Technologies in their different disciplines. These are fundamental considerations to shape the profile of the librarian professional in contemporary society, making him a change agent capable of standing out in an increasingly digital world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-06-25T12:55:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABP25062023.pdf: 1873998 bytes, checksum: e4103c9cb193ff3d10e15a86dbb3d7e0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-06-30T16:44:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABP25062023.pdf: 1873998 bytes, checksum: e4103c9cb193ff3d10e15a86dbb3d7e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T16:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABP25062023.pdf: 1873998 bytes, checksum: e4103c9cb193ff3d10e15a86dbb3d7e0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectProfissional da Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação: a percepção discente sobre as disciplinas tecnológicas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Guilherme Ataíde-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no campo da Biblioteconomia, de forma específica no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. O estudo surge em um contexto em que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão revolucionando a maneira como a informação é armazenada, transmitida e preservada. O problema investigado refere-se à percepção que os alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba possuem em relação às disciplinas de Tecnologia da Informação presentes na grade curricular. Objetiva-se identificar como essas disciplinas influenciam na formação do profissional bibliotecário e explorar maneiras de aprimorar o componente curricular. O estudo tem uma natureza exploratória, e a abordagem de investigação é mista. A pesquisa conclui que os discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba tendem a ter uma percepção positiva em relação às disciplinas ministradas no curso. O estudo aponta a necessidade de preparar adequadamente as universidades para o ensino das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em suas diferentes disciplinas. Essas são considerações fundamentais para moldar o perfil do profissional bibliotecário na sociedade contemporânea, tornando-o um agente de mudança capaz de se destacar em um mundo cada vez mais digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABP25062023.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons