Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Morganna Clecia-
dc.date.accessioned2025-07-01T12:28:49Z-
dc.date.available2025-07-01-
dc.date.available2025-07-01T12:28:49Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34992-
dc.description.abstractThe study is characterized as a bibliographic survey aimed at analyzing the role of the psychopedagogue in addressing learning difficulties in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and the use of playful resources in psychopedagogical intervention. It seeks to enrich discussions on the topic and demystify certain paradigms. ADHD is a neurodevelopmental disorder primarily characterized by inattention and hyperactivity/impulsivity. Due to these characteristics, children with ADHD face certain limitations that do not prevent them from learning but make the learning process more complex. In the field of psychopedagogy, the use of playful activities is common in intervention processes. Given the challenges faced by children with ADHD, it is necessary to use resources targeted toward their limitations. Research was conducted with descriptors in scientific articles within the national scope, covering the period from 2018 to 2024, with a theoretical analysis of the material. The results did not encompass all the cited descriptors, as they did not address the psychopedagogue's role, underscoring the need for increased discussion about this professional's work, who also possesses the competencies and skills to work with children with ADHD. Based on this theoretical survey, the use of playful activities is suggested as a tool in the psychopedagogical intervention process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-01T12:28:48Z No. of bitstreams: 1 MCD01072025.pdf: 1113282 bytes, checksum: adfcd58fc8ace0da3677db63fe111d39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-01T12:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCD01072025.pdf: 1113282 bytes, checksum: adfcd58fc8ace0da3677db63fe111d39 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAção psicopedagógicapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleAção psicopedagógica junto a crianças com TDAH: o lúdico como ferramenta de intervençãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoO estudo se caracteriza por ser um levantamento bibliográfico, que tem como objetivo analisar a ação do psicopedagogo frente as dificuldades de aprendizagem em crianças que tem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a utilização de recursos lúdicos na intervenção psicopedagógica. Com isso, pretende-se enriquecer discursões sobre o tema, como também desmistificar paradigmas. O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que possui como características principais a desatenção e hiperatividade/impulsividade. Devido essas características, as crianças que possuem esse transtorno têm certas limitações que não o impede de aprender, mas torna o processo de aprendizagem mais complicado. No campo da psicopedagogia é comum o uso de atividades lúdicas nos processos de intervenções, em função das dificuldades que crianças com TDAH apresentam, é necessário utilizar recursos direcionados as suas limitações. Procurou-se realizar pesquisas com os descritores em artigos científicos, no âmbito nacional, com recorte temporal de 2018 a 2024 e analisar de forma teórica o material. Os resultados não englobaram todos os descritores citados, pois não apresentaram a ação do psicopedagogo, e com isso mostra a necessidade de aumentar as discussões sobre o trabalho desse profissional, que também possui as competências e habilidades para trabalhar com crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Após realizar esse apanhado teórico, pode-se sugerir a utilização de atividades lúdicas como ferramenta no processo de intervenção psicopedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCD01072025.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.