Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimplício, Raíssa Lima-
dc.date.accessioned2025-07-01T13:09:57Z-
dc.date.available2025-07-01-
dc.date.available2025-07-01T13:09:57Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35000-
dc.description.abstractThis study investigates, from a psychopedagogical perspective, how Indigenous youth perceive the role of school in preserving their culture and identity. The qualitative research was conducted with students from Escola Cidadã Integral Índio Antônio Sinésio da Silva, using a structured questionnaire and a sociodemographic questionnaire to identify the presence of Indigenous cultural content in the curriculum and its influence on the construction of students' cultural identity. The results show that the appreciation of culture and the revitalization of identity are priorities for these young people, highlighting the importance of educational practices that promote inclusion and cultural empowerment. The data analysis suggests that Psychopedagogy plays a fundamental role in mediating between traditional knowledge and the school curriculum, contributing to cultural preservation and the strengthening of the identity of Indigenous students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-01T13:09:56Z No. of bitstreams: 1 RLS010772025.pdf: 630128 bytes, checksum: 827a654ac0785f85d56e4dc5a5ac1564 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-01T13:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RLS010772025.pdf: 630128 bytes, checksum: 827a654ac0785f85d56e4dc5a5ac1564 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleA percepção dos jovens indígenas sobre o papel da escola na preservação da cultura e identidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Silvestre Coelho-
dc.description.resumoO estudo investiga, sob uma perspectiva psicopedagógica, a percepção dos jovens indígenas sobre o papel da escola na preservação de sua cultura e identidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com estudantes da Escola Cidadã Integral Índio Antônio Sinésio da Silva, utilizando um questionário estruturado e um questionário sociodemográfico para identificar a presença de conteúdos culturais indígenas no currículo e sua influência na construção da identidade cultural dos alunos. Os resultados evidenciam que a valorização da cultura e a revitalização da identidade são prioridades para esses jovens, destacando a importância de práticas educacionais que promovam inclusão e empoderamento cultural. A análise dos dados sugere que a Psicopedagogia desempenha um papel fundamental na mediação entre os saberes tradicionais e o currículo escolar, contribuindo para a preservação cultural e o fortalecimento da identidade dos estudantes indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLS010772025.pdf615,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.