Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Simplício, Raíssa Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T13:09:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01 | - |
dc.date.available | 2025-07-01T13:09:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35000 | - |
dc.description.abstract | This study investigates, from a psychopedagogical perspective, how Indigenous youth perceive the role of school in preserving their culture and identity. The qualitative research was conducted with students from Escola Cidadã Integral Índio Antônio Sinésio da Silva, using a structured questionnaire and a sociodemographic questionnaire to identify the presence of Indigenous cultural content in the curriculum and its influence on the construction of students' cultural identity. The results show that the appreciation of culture and the revitalization of identity are priorities for these young people, highlighting the importance of educational practices that promote inclusion and cultural empowerment. The data analysis suggests that Psychopedagogy plays a fundamental role in mediating between traditional knowledge and the school curriculum, contributing to cultural preservation and the strengthening of the identity of Indigenous students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-01T13:09:56Z No. of bitstreams: 1 RLS010772025.pdf: 630128 bytes, checksum: 827a654ac0785f85d56e4dc5a5ac1564 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-01T13:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RLS010772025.pdf: 630128 bytes, checksum: 827a654ac0785f85d56e4dc5a5ac1564 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.title | A percepção dos jovens indígenas sobre o papel da escola na preservação da cultura e identidade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Silvestre Coelho | - |
dc.description.resumo | O estudo investiga, sob uma perspectiva psicopedagógica, a percepção dos jovens indígenas sobre o papel da escola na preservação de sua cultura e identidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com estudantes da Escola Cidadã Integral Índio Antônio Sinésio da Silva, utilizando um questionário estruturado e um questionário sociodemográfico para identificar a presença de conteúdos culturais indígenas no currículo e sua influência na construção da identidade cultural dos alunos. Os resultados evidenciam que a valorização da cultura e a revitalização da identidade são prioridades para esses jovens, destacando a importância de práticas educacionais que promovam inclusão e empoderamento cultural. A análise dos dados sugere que a Psicopedagogia desempenha um papel fundamental na mediação entre os saberes tradicionais e o currículo escolar, contribuindo para a preservação cultural e o fortalecimento da identidade dos estudantes indígenas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RLS010772025.pdf | 615,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.