Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Thais Victoria Curcino de-
dc.date.accessioned2025-07-02T11:58:11Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T11:58:11Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35037-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in communication, social interaction, and behavior. The primary objective of this study is to analyze how communication occurs between the clinical psychopedagogue and the non-verbal autistic child during psychopedagogical therapy. Additionally, it seeks to identify the main alternative communication resources used during psychopedagogical sessions, as well as to present the opinions of clinical psychopedagogues on the use of AAC in their clinical work with non-verbal autistics. This is a descriptive study of a qualitative nature, classified as a field study, carried out using a semi-structured questionnaire on Google Forms, applied to 20 clinical psychopedagogues who work with non-verbal autistic children. Among the main results, the benefits in the development of non-verbal autistic children who use AAC were identified, along with the need for professional training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-02T11:58:11Z No. of bitstreams: 1 TVCA02072025.pdf: 1165095 bytes, checksum: 7d4bcc09eb96dc4770b148ae200fb8bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T11:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TVCA02072025.pdf: 1165095 bytes, checksum: 7d4bcc09eb96dc4770b148ae200fb8bd (MD5) Previous issue date: 2024-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutista não verbalpt_BR
dc.subjectPsicopedagogo clínicopt_BR
dc.titleComunicação alternativa: o uso no atendimento psicopedagógico clínico com autistas não verbaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Thereza Sophia Jácome-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento conceituado por déficits na comunicação, interação social e comportamental. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se efetua a comunicação entre o psicopedagogo clínico e a criança autista não verbal durante a terapia psicopedagógica. Além disso, buscou identificar quais os principais recursos de comunicação alternativa são utilizados durante o atendimento psicopedagógico, bem como apresentar a opinião de psicopedagogos clínicos sobre o uso da CAA em seus atendimentos clínicos com autistas não verbais. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, tendo como classificação um estudo de campo através de um questionário semiestruturado no Google Forms, o questionário foi aplicado com 20 psicopedagogos clínicos que atendem crianças autistas não verbais. Dentre os principais resultados identificou-se os benefícios no desenvolvimento das crianças autistas não verbais que fazem uso da CAA e a necessidade de capacitação por parte dos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TVCA02072025.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.