Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Clementino, Thaynara do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T12:30:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02 | - |
dc.date.available | 2025-07-02T12:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35038 | - |
dc.description.abstract | This Final Graduation Project, categorized as an artistic-cultural work, aims to create an Informative Guide on Curriculum Adaptation to assist teachers in implementing suitable adaptations for students with Neurodevelopmental Disorders such as ADHD, Dyslexia, Intellectual Disabilities, among others. Through the application of the ADDIE Instructional Design model, pedagogical strategies were developed to promote school inclusion, ensuring that the rights guaranteed by Brazilian legislation are fulfilled. The guide, developed based on a field study involving 65 teachers, provides theoretical information and practical recommendations to address the disorders that directly interfere with learning and are most frequently encountered by teachers in their daily routines. The material was made available in PDF format for free download, aiming to expand its reach and facilitate teachers' access to essential information for inclusive practices. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-02T12:30:09Z No. of bitstreams: 1 TNC02072025.pdf: 1062325 bytes, checksum: 270191f6818a889c4aa8eecdbb889652 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-02T12:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TNC02072025.pdf: 1062325 bytes, checksum: 270191f6818a889c4aa8eecdbb889652 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Adaptação curricular | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
dc.title | Guia informativo sobre adaptação curricular para professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jácome, Thereza Sophia | - |
dc.description.resumo | Trabalho de Conclusão de Curso, categorizado como artístico-cultural, tem como objetivo a criação de um Guia Informativo sobre Adaptação Curricular para auxiliar professores na implementação de adaptações adequadas às necessidades de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TDAH, Dislexia, Deficiência Intelectual, entre outros. A partir da aplicação do modelo ADDIE de Design Instrucional, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas para promover a inclusão escolar, garantindo que os direitos assegurados na legislação brasileira sejam cumpridos. O guia, elaborado com base em uma pesquisa de campo com 65 professores, oferece informações teóricas e recomendações práticas para lidar com os transtornos que interferem diretamente na aprendizagem e são mais frequentes no cotidiano dos professores. O material foi disponibilizado em formato PDF para download gratuito, a fim de ampliar seu alcance e facilitar o acesso dos professores a informações essenciais para a prática inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TNC02072025.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.