Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorClementino, Thaynara do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:30:09Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T12:30:09Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35038-
dc.description.abstractThis Final Graduation Project, categorized as an artistic-cultural work, aims to create an Informative Guide on Curriculum Adaptation to assist teachers in implementing suitable adaptations for students with Neurodevelopmental Disorders such as ADHD, Dyslexia, Intellectual Disabilities, among others. Through the application of the ADDIE Instructional Design model, pedagogical strategies were developed to promote school inclusion, ensuring that the rights guaranteed by Brazilian legislation are fulfilled. The guide, developed based on a field study involving 65 teachers, provides theoretical information and practical recommendations to address the disorders that directly interfere with learning and are most frequently encountered by teachers in their daily routines. The material was made available in PDF format for free download, aiming to expand its reach and facilitate teachers' access to essential information for inclusive practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-02T12:30:09Z No. of bitstreams: 1 TNC02072025.pdf: 1062325 bytes, checksum: 270191f6818a889c4aa8eecdbb889652 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T12:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TNC02072025.pdf: 1062325 bytes, checksum: 270191f6818a889c4aa8eecdbb889652 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdaptação curricularpt_BR
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.titleGuia informativo sobre adaptação curricular para professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Jácome, Thereza Sophia-
dc.description.resumoTrabalho de Conclusão de Curso, categorizado como artístico-cultural, tem como objetivo a criação de um Guia Informativo sobre Adaptação Curricular para auxiliar professores na implementação de adaptações adequadas às necessidades de alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TDAH, Dislexia, Deficiência Intelectual, entre outros. A partir da aplicação do modelo ADDIE de Design Instrucional, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas para promover a inclusão escolar, garantindo que os direitos assegurados na legislação brasileira sejam cumpridos. O guia, elaborado com base em uma pesquisa de campo com 65 professores, oferece informações teóricas e recomendações práticas para lidar com os transtornos que interferem diretamente na aprendizagem e são mais frequentes no cotidiano dos professores. O material foi disponibilizado em formato PDF para download gratuito, a fim de ampliar seu alcance e facilitar o acesso dos professores a informações essenciais para a prática inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNC02072025.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.