Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vitória Bezerra Coêlho-
dc.date.accessioned2025-07-03T13:16:01Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T13:16:01Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35052-
dc.description.abstractThe perception that students have of themselves can influence their academic performance. If performance is negative, it can also lead to feelings and concerns, referred to as anxiety related to the subject matter or even an entire discipline, such as mathematics. Thus, the present study aimed to gather information on math anxiety and self-perception of performance in adolescents. The study included 33 students enrolled in the third year of high school at a public school in the city of João Pessoa, with ages ranging from 17 to 19 years (M = 17.63; SD = 0.65). Most participants were male (51.5%), mixed-race (45.5%), and belonged to the middle class (66.7%). Participants responded to a semi-structured interview with questions on math anxiety and selfperception of performance, as well as a sociodemographic questionnaire. The textual content was processed using IRAMUTEQ software and analyzed through Word Cloud, Similarity Analysis, and Hierarchical Classification techniques. A total of 5,858 word occurrences and 830 distinct forms were observed. Among these, 169 words were classified through Descending Hierarchical Classifications, resulting in six categories: Preparation; Tensions; Didactics and Curriculum; Aversion to Exact Sciences; Frustration with Evaluation; Ease with Humanities. It was concluded that students have a challenging relationship with mathematics, as negative feelings, incompatibility with the teacher’s methodology, excessive concern, aversion to exact sciences, and difficulties with the evaluation system were frequently mentioned in the interviews.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-03T13:16:01Z No. of bitstreams: 1 VBCS03072025.pdf: 1299633 bytes, checksum: 0fd4339622f4f3a9bebedbe5377f3c09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T13:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VBCS03072025.pdf: 1299633 bytes, checksum: 0fd4339622f4f3a9bebedbe5377f3c09 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleAnsiedade matemática e percepção de desempenho em adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Aline Carvalho de-
dc.description.resumoA percepção que o estudante tem de si próprio, pode influenciar no seu desempenho escolar, diante disso, se o desempenho for negativo, pode também acarretar sentimentos e preocupações, denominada ansiedade frente ao conteúdo ou até mesmo a uma disciplina inteira como em matemática. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo levantar informações sobre ansiedade matemática e autopercepção de desempenho em adolescentes. Contou-se com 33 estudantes devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de João Pessoa com idades variando de 17 a 19 anos (M = 17,63; DP = 0,65). Destes, a maioria era do gênero masculino (51,5%), pardos (45,5%) e pertencentes à classe média (66,7%). Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada com questões sobre ansiedade matemática e autopercepção de desempenho além de um questionário sociodemográfico. Os conteúdos textuais foram processados no software IRAMUTEQ e analisados pelas técnicas da Nuvem de Palavras, Análise de Similitude e Classificação Hierárquica. Foram observadas 5.858 ocorrências de palavras e 830 formas distintas. Destas, foram encontradas 169 palavras equiparadas por meio de Classificações Hierárquicas Descendentes e que resultaram em seis categorias: Preparação; Tensões; Didática e currículo; Aversão a ciências exatas; Frustração frente a avaliação; Facilidades por ciências humanas. Conclui-se que os alunos têm uma relação desafiadora com a matemática, visto que sentimentos negativos, inadequação a metodologia do professor, preocupação excessiva, aversão a ciências exatas e dificuldade com o sistema de avaliação eram sempre comentados nas entrevistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBCS03072025.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.