Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Yasmim Carvalho-
dc.date.accessioned2025-07-03T15:10:14Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T15:10:14Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35054-
dc.description.abstractThis literature review investigates the role of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as assistive tools in the educational inclusion of deaf students in higher education. Through the analysis of twelve relevant articles, the research reveals that DICT plays a crucial role in promoting accessible and interactive learning environments, facilitating the overcoming of communication barriers and encouraging the active participation of deaf students. Effective pedagogical mediation and adequate teacher training are emphasized as key factors for maximizing the use of these technologies. However, significant challenges remain, such as the need for institutional adaptations and the implementation of inclusive pedagogical practices that consider the specificities of the deaf community. The findings suggest an urgent need for a collaborative commitment among educators, administrators, and the deaf community to ensure inclusive and high-quality higher education. This study also highlights the necessity for future investigations to explore the effectiveness of different pedagogical approaches and inclusive policies to promote equity in higher education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-03T15:10:14Z No. of bitstreams: 1 YCR0307205.pdf: 817656 bytes, checksum: 3814ec488c940fad4900864d0f9f234c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T15:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YCR0307205.pdf: 817656 bytes, checksum: 3814ec488c940fad4900864d0f9f234c (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleTecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior para surdos: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Finco, Mateus David-
dc.description.resumoEsta revisão da literatura investiga o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas assistivas na inclusão educacional de alunos surdos no ensino superior. Através da análise de doze artigos relevantes, a pesquisa revela que as TDIC desempenham um papel crucial na promoção de ambientes de aprendizagem acessíveis e interativos, facilitando a superação de barreiras comunicativas e incentivando a participação ativa dos estudantes surdos. A mediação pedagógica eficaz e a formação adequada dos docentes são enfatizadas como fatores determinantes para a maximização do uso das tecnologias. No entanto, permanecem desafios significativos, como a necessidade de adaptações institucionais e a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que considerem as especificidades da comunidade surda. Os resultados sugerem a urgência de um compromisso colaborativo entre educadores, gestores e a própria comunidade surda para garantir uma educação superior inclusiva e de qualidade. Este estudo destaca também a necessidade de investigações futuras que explorem a eficácia de diferentes abordagens pedagógicas e políticas inclusivas para promover a equidade no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YCR0307205.pdf798,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.