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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Mariana Marcela de Santana-
dc.date.accessioned2025-07-03T17:19:29Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-07-03T17:19:29Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35055-
dc.description.abstractBoosting the growth of researches about women actuation, specifically, in the Brazilian Instrumental Popular Music (BIPM), the theme emerges with the motivation and search for the interdisciplinary debate over the trajectory of female musical career. It is noteworthy that musical performances in the realm of BIPM have been culturally guided by male experience (pre)dominance. It is an exploratory research with a qualitative approach. It is a case study with focus on Lea Freire and her music activities. Flautist, arranger and composer, born in São Paulo in 1957. Her studies cover a range of musical styles, involving European music, jazz and the diversity of Brazilian music. Working in São Paulo and neighboring cities, Léa Freire established a solid partnership with named musicians such as Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Nelson Ayres, Hermeto Pascoal, Teco Cardoso, among others. Currently, with her own musical production company, called Maritaca, the composer launches besides her own production, the works of many Brazilian musicians. The study describes the trajectory of Lea Freire and historical aspects of Brazilian Instrumental Popular Music for an understanding of music as a concept and as sociocultural behavior, dialoguing with a feminist literature, not only in art, but also in Brazilian culture. The research aims to study about women’s role in the creation of instrumental music in the urban scene, as well as to analyze elements of composition and improvisation in Freire’s works. Data was gathered from public documents, interviews with her and analysis of her work. It is intended to encourage more studies about women musicians, exploring ways that problematize the path and construction of womens`s careers, models of production and musical visibility ruled by male experiences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-07-03T17:19:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarianaMarcelaDeSantanaDuarte_Dissert.pdf: 9330416 bytes, checksum: d0d8f4a487299dd6db1a0e2f615e6be3 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica instrumental - Protagonismo femininopt_BR
dc.subjectMúsica popular instrumental brasileira (MPIB)pt_BR
dc.subjectLéa Freire - Compositorapt_BR
dc.subjectLéa Freire - Improvisaçãopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectBrazilian instrumental popular musicpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectWomen composerpt_BR
dc.subjectWomen improviserpt_BR
dc.titleReflexões sobre composição e improvisação na atuação de Léa Freirept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4049068003650520pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 03/07/2025pt_BR
dc.description.resumoImpulsionando o crescimento de pesquisas sobre a atuação feminina, especificamente, na área da Música Popular Instrumental Brasileira (MPIB), o tema nasce com a motivação e busca pelo debate interdisciplinar sobre trajetória e formação de carreira musical feminina. Vale ressaltar que os fazeres musicais atuais têm sido culturalmente pautados partindo da experiencia e (pre)domínio masculino. Trata-sede uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pois parte de um estudo de caso cujo foco é o fazer musical de Léa Freire. Flautista, arranjadora e compositora, nascida em São Paulo, em 1957, sua formação percorreu uma gama de estilos musicais, envolvendo a vivência com a música europeia,o jazz e a diversidade dos gêneros brasileiros. Atuante da cena paulistana e cidades vizinhas, LéaFreire estabeleceu parcerias sólidas com renomados músicos como Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Nelson Ayres, Hermeto Pascoal, Teco Cardoso, entre outros. Atualmente, com uma editora musical própria, cujo selo se chama Maritaca, a compositora lança além de sua produção, os trabalhos de muitos músicos brasileiros. O estudo discorre sobre a trajetória da artista e os aspectos históricos da MPIB para uma compreensão da música enquanto conceito e comportamento sociocultural, dialogando com a literatura sobre feminismo, não só na arte, como também na cultura brasileira. A pesquisa objetiva tecer uma reflexão sobre a atuação da mulher na criação da música instrumental na cena urbana, bem como averiguar o processo compositivo e de improvisação musical da protagonista. Com dados recolhidos e analisados sobre seu fazer musical ligados à música popular instrumental brasileira, pretende-se fomentar estudos sobre e/ou realizados por mulheres, desenvolvendo uma reflexão musical que problematiza o percusso e construção das carreiras femininas em consequência aos padrões, modos do fazer e de visibilidade musical pautadas por/nas experiências masculinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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