Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tales Antonio da-
dc.date.accessioned2025-07-11T17:37:13Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2025-07-11T17:37:13Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35168-
dc.description.abstractThis work promotes a discussion about teaching processes linked to digital literacy, textual production and digital genres. We developed a conceptual analysis of the new interactions in virtuality and new literacy practices with a focus on digital literacy and language teaching as a social practice. One of the main goals of this proposal is to validate the use of ItemNet LinkedIn as FVNexA, in the teaching of Portuguese language content provided for in the BNCC, namely, textual production.And more specifically, in the textual genre virtual curriculum. Clipping that meets the forecast of the classes in which the Didactic Sequences (DS) will be applied, as well as the moment of formation and type of course of the classes under observation: high school students of the ECIT Renato Ribeiro Coutinho School located in the city of Alhandra, Paraíba.In this sense, we seek to present the ItemNet (Matos, 2020; 2022) LinkedIn as a teaching tool, working on textual production within the virtual curriculum genre. We adopted as a theoretical framework the contributions of Matos (2020; 2022), Coscarelli (2011) and Soares (2006). Regarding the methodological aspects, this research is qualitative, bibliographic and descriptive. A didactic sequence is presented for the application of a workshop, using the ItemNet LinkedIn to promote textual production, while seeking the digital literacy of students of Technical High School. As a result, there is a possibility of teaching methodology through a tool that, through the social action of the teacher, can become an attractive digital and social inclusion strategy, consistent with the new demands of postmodern society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-07-11T17:37:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TalesAntonioDaSilva_Dissert.pdf: 1946619 bytes, checksum: 924ce82b033da40fbb43ffb7313c7f8e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T17:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TalesAntonioDaSilva_Dissert.pdf: 1946619 bytes, checksum: 924ce82b033da40fbb43ffb7313c7f8e (MD5) Previous issue date: 2023-02-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - Letramentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLinkedinpt_BR
dc.subjectFVNexApt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectItemNetpt_BR
dc.titleLinkedin como ferramenta de ensino: uma proposta letramento digital no ensino médio técnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Denilson Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7604023834154816pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho promove uma discussão acerca de processos de ensino vinculados ao letramento digital, produção textual e gêneros digitais. Elaboramos uma análise conceitual sobre as novas interações na virtualidade e novas práticas de letramento com enfoque no letramento digital e no ensino de língua como prática social. Uma das principais metas desta proposta é validar a utilização do ItemNet LinkedIn como Ferramenta Virtual Não Exclusiva à Aprendizagem (FVNexA), na ministração de conteúdo de língua portuguesa previsto na BNCC, a saber, produção textual. E mais especificamente, no gênero textual currículo virtual. Recorte que atende à previsão das turmas em que serão aplicadas as Sequências Didáticas (SD), bem como o momento de formação e tipo de curso das turmas em observação: alunos do Ensino Médio da Escola ECIT Renato Ribeiro Coutinho localizada na cidade de Alhandra, Paraíba. Nesse sentido, buscamos apresentar o ItemNet (Matos, 2020; 2022) LinkedIn como ferramenta de ensino, trabalhando a produção textual dentro do gênero currículo virtual. Adotamos como referencial teórico as contribuições de Matos (2020; 2022), Coscarelli (2011) e Soares (2006). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e descritiva. É apresentada uma sequência didática para aplicação de uma oficina, utilizando o ItemNet LinkedIn para promoção da produção textual, ao passo em que se busca o letramento digital dos discentes da Ensino Médio Técnico. Como resultados, destaca-se uma possibilidade de metodologia de ensino através de um ItemNet que, por meio da ação social do docente se transforma em uma FVNexA, gratuita, interativa e com acesso facilitato podendo tornar-se uma atrativa estratégia de inclusão digital e social a medida em que se tem uma FVNexA com diferentes funcionalidades, proporcionando o ensino para além das vias tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TalesAntonioDaSilva_Dissert.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons