Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Maria Aparecida Anacleto-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:50:55Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T14:50:55Z-
dc.date.issued2025-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35176-
dc.description.abstractThis article aims to describe the development of the craft of the rezadeira traditional healer who uses prayer through the account of Dona Lurdes, who details her more than 40 years of practice. By examining her work, we can also reflect on all the other people—mostly women who—organize their daily activities by prioritizing praying and healing through words for those who seek them, as the main task amidst all the other responsibilities they must perform in their day-to-day lives. Praying for others takes precedence over any other commitments they might have at the time. In this work, we chose a qualitative approach to analyze the phenomena of this healing activity, using interviews, some photographs, and bibliographic references to provide support and breadth to this focus on the craft of healing through words, which is an integral part of popular religiosity. In the area where we conducted our research, there used to be many rezadeiras and rezadores (male healers), but today we found only two elderly women, both over eighty years old—one still active, the other no longer practicing. Our research was conducted in the city of Ingá, which is part of the Agreste Paraibano mesoregion, with a population of 17,692 inhabitants (2022 census), located ninety-seven kilometers from the capital, João Pessoa. During our fieldwork, we concluded that the decrease in the number of rezadeiras is concerning, and efforts must be made to formalize the recognition of this craft by public institutions so that this legacy can be passed on to future generations as both information and appreciation, enabling new rezadeiras to take up the role left by the older ones. One effective way would be to incorporate traditional prayer/blessing into the Integrative and Complementary Health Practices (PICS¹), as outlined in Ordinance No. 702, Annex A of Annex 4 of Annex XXV, within the framework defined as "laying on of hands.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-14T14:50:55Z No. of bitstreams: 1 MAAP14072025.pdf: 1009242 bytes, checksum: 20ee935f76480cb986c356efbe3fcb97 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T14:50:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAAP14072025.pdf: 1009242 bytes, checksum: 20ee935f76480cb986c356efbe3fcb97 (MD5) Previous issue date: 2025-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRezadeiraspt_BR
dc.subjectCura pela palavrapt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.titleA cura pela palavra: a trajetória de uma rezadeira entre o campo e a cidade e sua vivência de reza tradicionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Possebon, Fabrício-
dc.description.resumoO Este artigo pretende descrever como se desenvolve o ofício de rezadeira, a partir do relato de dona Lurdes, que descreve sua atividade de mais de 40 anos, e a partir da atividade desta senhora poder contemplar todas as outras pessoas - na sua grande maioria mulheres - que organizam todas as suas atividades diárias priorizando rezar e curar pela palavra as pessoas que as procuram, como a parte principal em meio a tudo mais que precisam desempenhar no dia a dia. Rezar as pessoas está acima de qualquer compromisso que possam ter no momento. Neste trabalho optamos por um enfoque qualitativo para analisarmos os fenômenos desta atividade de cura, com entrevistas, algumas fotografias e referências bibliográficas, dando assim respaldo e abrangência ao enfoque deste ofício de curar pela palavra que integra a religiosidade popular. No campo onde desenvolvemos nossa pesquisa no passado haviam muitas rezadeiras e rezadores, mas na atualidade só encontramos duas com idade avançada, mais de oitenta anos, uma ainda atuante e a outra já não rezando mais. Nossa pesquisa foi realizada na cidade de Ingá que faz parte da mesorregião Agreste Paraibano, que possui uma população de 17.692 habitantes, censo 2022, e está a noventa e sete quilômetros da capital João Pessoa. Durante nosso trabalho de campo concluímos que a diminuição no número de rezadeiras é algo preocupante e precisa ser feito o necessário esforço para formalizar o reconhecimento deste ofício junto aos órgãos públicos para que esse legado possa ser passado para as gerações futuras como informação e como valorização para que novas rezadeiras possam assumir o ofício deixado pelas mais velhas. Seria uma forma eficaz a reza/benzedura tradicional ser incorporadas as PICS¹, pela PORTARIA nº 702, ANEXO A DO ANEXO 4 DO ANEXO XXV, dentro do espaço definido como imposição de mãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAAP14072025.pdf985,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.