Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Victor-
dc.date.accessioned2025-07-14T15:56:08Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T15:56:08Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35180-
dc.description.abstractIn view of the recurrence of discourses and cultural productions that address the end of the world, this study investigates the various apocalyptic representations in the Western popular imagination, aiming to understand how such narratives reflect the fears, desires, and cultural values of different historical periods. The research arose from an interest in analyzing how different societies have symbolically dealt with the idea of the end throughout time, whether through religious beliefs, natural catastrophes, or technological collapses. The main objective is to investigate representations of the end of the world in the Western imagination, with the purpose of identifying recurring symbolic patterns and archetypes in myths, religions, literary works, and audiovisual productions. Specific objectives include identifying the main representations of the end of the world throughout history; categorizing these narratives into religious, natural, and technological dimensions; analyzing how such representations reflect the fears and values of the societies that produced them; and investigating the symbolic patterns and archetypes present in the works analyzed. The adopted methodology is qualitative in nature, based on comparative and interpretative analysis of various sources, including sacred texts, literary works, films, and television series. The theoretical framework includes authors such as Ernst Bloch (2005), Mircea Eliade (1992), Max Weber (2004), Michel Maffesoli (2011), Marcelo Gleiser (2011), Adela Yarbro Collins (2000), David Cook (2005), N. T. Wright (2016), Norman Cohn (1970), as well as contemporary literary works by Cormac McCarthy and Emily St. John Mandel. The results point to the presence of universal symbolic patterns that transcend different cultures and periods, revealing the importance of the apocalypse as a collective narrative construction. This study is relevant for contributing to the understanding of the cultural and psychological dynamics that shape the apocalyptic imagination, offering insights for reflections on the present and future of Western society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-14T15:56:08Z No. of bitstreams: 1 VF14072025.pdf: 479429 bytes, checksum: e8bab68a0f85c2b748684194c25e27c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T15:56:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VF14072025.pdf: 479429 bytes, checksum: e8bab68a0f85c2b748684194c25e27c1 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectApocalipsept_BR
dc.titleO fim dos tempos no imaginário popular ocidentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gnerre, Maria Lucia Abaurre-
dc.description.resumoDiante da recorrência de discursos e produções culturais que abordam o fim do mundo, este trabalho investiga algumas representações apocalípticas no imaginário popular ocidental, buscando compreender de que forma essas narrativas refletem os medos, anseios e valores culturais de diferentes períodos históricos. A pesquisa surgiu do interesse em analisar como diferentes sociedades, ao longo do tempo, lidaram simbolicamente com a ideia do fim, seja por meio de crenças religiosas, catástrofes naturais ou colapsos tecnológicos. O estudo tem como objetivo geral investigar as representações do fim do mundo no imaginário popular ocidental, com a finalidade de identificar os padrões simbólicos e arquétipos recorrentes em mitos, religiões, obras literárias e produções audiovisuais. Para isso, foram definidos objetivos específicos, como: identificar as principais representações do fim do mundo ao longo da história; categorizar essas narrativas em dimensões religiosas, naturais e tecnológicas; analisar como essas representações refletem os medos e valores das sociedades que as produziram; e investigar os padrões simbólicos e arquétipos presentes nas obras analisadas. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, com base em análise comparativa e interpretativa de diversas fontes, incluindo textos sagrados, obras literárias, filmes e séries de televisão. A fundamentação teórica abrange autores como Ernst Bloch (2005), Mircea Eliade (1992), Max Weber (2004), Michel Maffesoli (2011), Marcelo Gleiser (2011), Adela Yarbro Collins (2000), David Cook (2005), N. T. Wright (2016), Norman Cohn (1970), além da análise de obras literárias contemporâneas de Cormac McCarthy e Emily St. John Mandel. Os resultados apontam para a presença de padrões simbólicos universais que atravessam diferentes culturas e épocas, revelando a importância do apocalipse enquanto construção narrativa coletiva. Este estudo é relevante por contribuir para a compreensão das dinâmicas culturais e psicológicas que moldam o imaginário apocalíptico, oferecendo subsídios para reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da sociedade ocidental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VF14072025.pdf468,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.