Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rogério Pereira da-
dc.date.accessioned2018-03-01T13:25:24Z-
dc.date.available2018-02-19-
dc.date.available2018-03-01T13:25:24Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3518-
dc.description.abstractIn this work, we propose an analysis of the book Silent Spring, by the writer, biologist and North American scientist Rachel Carson, under the aspect of interdisciplinarity and transdisciplinarity. In the book, the author addresses the indiscriminate use of agrochemicals; however this work give a different look to the work. This research is of bibliographic character. Therefore, we have some references that deal with the work of the author, as well as documents of the MEC and authors that address these issues. We consider Carson a scientist with a literary vein, a science disseminator whose text of the research she elaborated provided us with elements to discuss inter and transdisciplinarity, and we could see its influence in science teaching. Aware that reading and literature are sources of learning in the subject's training process, regardless of the area of teaching, we believe it was useful to recall the work of Rachel Carson. The need for articulation with related areas of Biology or others, the taste for knowledge sharing, the humility to go to other specialists denotes in Carson the interdisciplinary action, because it would be impossible, attending to a discipline, to show the chain of events harmful effects that pesticides cause on the environment, living things and people. The transdisciplinary characteristics that we propose to have in the author's text are related to the coexistence of literature and biology, in which the poetic coexists with scientific rigor, and in this sense she teaches us that this coexistence is possible and necessary. In addition to the sensitivity and philosophical concern of existing in the world are part of the work. We characterized it as a holistic, marked by the systemic view, when we emphasized that transdisciplinary is part of holism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-03-01T13:25:24Z No. of bitstreams: 1 RPS01032018.pdf: 993726 bytes, checksum: 4a2b73152696cb7eddb42dd573f3d6d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T13:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RPS01032018.pdf: 993726 bytes, checksum: 4a2b73152696cb7eddb42dd573f3d6d7 (MD5) Previous issue date: 2018-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCiências - Transdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPrimavera silenciosa - Literaturapt_BR
dc.titlePRIMAVERA SILENCIOSA: UM OLHAR A PARTIR DAS PERSPECTIVAS INTER E TRANSDISCIPLINARpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.advisor2Oliveira, David Holanda de-
dc.contributor.referee1Dantas, Cauby-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson-
dc.description.resumoNeste trabalho, propusemos uma análise do livro Primavera Silenciosa, da escritora, bióloga e cientista norte americana Rachel Carson, sob o aspecto da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. No livro, a autora aborda o uso indiscriminado de agrotóxicos; no entanto este trabalho dar um olhar diferenciado para a obra. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico. Para tanto, munimo-nos de alguns referenciais que tratam da obra da autora, bem como documentos do MEC e autores que abordam estas temáticas. Consideramos Carson uma cientista com veia literária, divulgadora de ciência cujo texto da pesquisa por ela elaborado nos forneceu elementos a se discutir inter e transdisciplinaridade, e pudemos constatar sua influência no ensino de ciências. Conscientes de que a leitura e a literatura são fontes de aprendizado no processo de formação dos sujeitos, independentemente da área de ensino, acreditamos ter sido proveitoso rememorar a obra de Rachel Carson. A necessidade de articulação com áreas afins da Biologia ou de outras, o gosto pela partilha do saber, a humildade de ir a outros especialistas denota em Carson a ação interdisciplinar, pois seria impossível, atendo-se a uma disciplina, mostrar a cadeia de eventos nocivos que os agrotóxicos causam no ambiente, aos seres vivos e às pessoas. As características transdisciplinares que aventamos haver no texto da autora relacionam-se a coexistência de literatura e Biologia, em que o poético convive com o rigor científico, e neste sentido ela nos ensina esta convivência ser possível e necessária. Além do que a sensibilidade e uma preocupação filosófica do existir no mundo fazem parte da obra. A caracterizamos como uma holista, marcada pela visão sistêmica, ao destacarmos que o transdisciplinar faz parte do holismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPS01032018.pdf970,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.