Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Júnior, José Adriano de Sousa-
dc.date.accessioned2025-07-18T12:28:54Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-07-18T12:28:54Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35225-
dc.description.abstractJosé Alberto Kaplan was born in Rosário, Argentina, on July 16, 1935 and died in João Pessoa, on June 29, 2009. Pianist, teacher, composer and conductor, he received several awards, having written for different musical formations. Our research focuses on the aforementioned composer’s choral work. The general objective is to propose interpretative strategies for a set of three pieces, Trilogy, composed between 1980 and 1982, for mixed choir, reciter and percussion, organized as follows: SalmoV (Ernesto Cardenal), O Rei Encantado (F. Gullar) and (Em)Cantando Salmo (W. J. Solha). Taking as a reference the dialogue between musical and textual analysis, we intend to investigate different aspects of discursivity in J. A. Kaplan's choral work, including a review of the concepts of intertextuality, engaged art, irony and carnivalization, based on several studies (Kaplan, 1999; Pareyson, 2001; Fiorin, 2006). From a practical perspective, we will carry out rehearsals and public presentations with the works of this Argentine-Paraíba native, presenting the report and reflection on the entire process, because, as interpreters, we are narrators and everything we recreate is the result of our investigations and our experience and maturity. The research is one of the first to focus on the choral work of J. A. Kaplan and, to a certain extent, contributes to the dissemination of the composer's corpus, considering that several handwritten pieces were edited and made available for public consultation, thus expanding, the visibility of Brazilian choral literature and, most notably, highlighting Kaplan's contribution to the musical development of the State of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-07-18T12:28:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf: 28524607 bytes, checksum: 39df101bf9412baac9641435bc5c87b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T12:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf: 28524607 bytes, checksum: 39df101bf9412baac9641435bc5c87b0 (MD5) Previous issue date: 2024-12-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJosé Alberto Kaplanpt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectArte engajadapt_BR
dc.subjectConductingpt_BR
dc.subjectJosé Alberto Kaplanpt_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectEngaged Artpt_BR
dc.titleEngajamento político na literatura coral brasileira : uma proposta analítico-interpretativa para Trilogia, de José Alberto Kaplanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vladimir Alexandro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5912072788725094pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229979458559099pt_BR
dc.description.resumoJosé Alberto Kaplan nasceu em Rosário, Argentina, em 16 de julho de 1935, e faleceu em João Pessoa - PB, em 29 de junho de 2009. Pianista, professor, compositor e regente, recebeu diversos prêmios, tendo escrito para variadas formações musicais. Nossa pesquisa tem como foco a obra coral do referido compositor. O objetivo geral é propor estratégias interpretativas para um conjunto de três peças, Trilogia, composto entre 1980 e 1982, para coro misto, recitante e percussão, assim organizada: Salmo V (Ernesto Cardenal), O Rei Encantado (F. Gullar) e (Em) Cantando Salmo (W. J. Solha). Tomando como referência o diálogo entre análise musical e textual, pretendemos investigar diferentes aspectos da discursividade na obra coral de J. A. Kaplan, incluindo uma revisão dos conceitos de intertextualidade, arte engajada, ironia e carnavalização, baseado em vários estudos (Kaplan, 1999; Pareyson, 2001; Fiorin, 2006). Sob a perspectiva prática, realizaremos ensaios e apresentações públicas com as obras deste argentino-paraibano, apresentando o relato e a reflexão sobre todo o processo, pois, como intérpretes, somos narradores e tudo o que recriamos é resultado das nossas investigações e da nossa experiência e maturidade. A pesquisa é uma das primeiras a se deter sobre a obra coral de J. A. Kaplan e, em certa medida, vem colaborar com a divulgação do corpus do compositor, tendo em vista que várias peças manuscritas foram editadas e disponibilizadas para consulta pública, expandindo, assim, a visibilidade da literatura coral brasileira e, mais notadamente, destacando a contribuição de Kaplan para o desenvolvimento musical do estado da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséAdrianoDeSousaLimaJúnior_Dissert.pdf27,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons