Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Lívia Farias de Holanda-
dc.date.accessioned2025-07-21T21:25:15Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-21T21:25:15Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35251-
dc.description.abstractThe study aims to assess the competence of medical interns at the Federal University of Paraíba in reading and interpreting electrocardiograms (ECG) and their perceptions of the knowledge acquired during their undergraduate studies. Data was collected from 50 medical students at the UPFB, using questionnaires that tested the diagnosis, risk classification and recommended conduct for different ECG tracings. The results show that the students have a solid understanding of high-risk conditions such as acute myocardial infarction, with 76.92% correctly identifying the diagnosis and 84.61% applying the appropriate conduct. However, difficulties were observed in intermediate diagnoses, such as bundle branch block and supraventricular tachycardia, with correct answers ranging from 25% to 30.76%, as well as a significant variation in risk classification and choice of appropriate conduct. The students' self-perception correlated with their performance, with those who rated themselves as good or fair getting the most correct. The study concludes that there is a gap in ECG training, suggesting the need to improve the curriculum and encourage participation in activities that can strengthen the confidence and competence of future doctors in the management of cardiovascular conditions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jofrany Dayana Pessoa Forte (jofranydayana@gmail.com) on 2025-07-21T21:25:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LÍVIA FARIAS DE HOLANDA FURTADO - TCC.pdf: 739451 bytes, checksum: b8c50374fddbb8a1f6ff234ba57993ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-21T21:25:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LÍVIA FARIAS DE HOLANDA FURTADO - TCC.pdf: 739451 bytes, checksum: b8c50374fddbb8a1f6ff234ba57993ad (MD5) Previous issue date: 2024-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEletrocardiografiapt_BR
dc.subjectInternato e Residênciapt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEstudantes pré Médicospt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO EM ELETROCARDIOGRAMA DOS INTERNOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Cristiana Marques de-
dc.description.resumoO estudo visa avaliar a competência dos internos de medicina da Universidade Federal da Paraíba na leitura e interpretação de eletrocardiogramas (ECG) e suas percepções sobre o conhecimento adquirido durante a graduação. A coleta de dados foi realizada com 50 estudantes do internato de medicina da UPFB, o trabalho utilizou questionários que testaram o diagnóstico, a classificação de risco e as condutas recomendadas para diferentes traçados de ECG. Os resultados revelam que os estudantes possuem uma compreensão sólida de condições de alto risco, como Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST, com 76,92% identificando corretamente o diagnóstico e 84,61% aplicando a conduta adequada. Entretanto, foram observadas dificuldades em outros diagnósticos, como Bloqueios de Ramo e Taquicardia Supraventricular, com acertos de 25% a 30,76%, além de uma variação significativa na classificação de risco e escolha de condutas apropriadas. A autopercepção dos estudantes correlacionou-se com o desempenho, sendo os que se avaliaram como bons ou regulares os que obtiveram maiores acertos. O estudo conclui que há uma lacuna na formação em ECG, sugerindo a necessidade de aprimoramento no currículo e incentivo à participação em atividades que possam fortalecer a confiança e a competência dos futuros médicos no manejo de condições cardiovasculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA FARIAS DE HOLANDA FURTADO - TCC.pdf722,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons