Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Adriana Pricilla Jales-
dc.date.accessioned2018-03-01T14:29:40Z-
dc.date.available2018-02-19-
dc.date.available2018-03-01T14:29:40Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3526-
dc.description.abstractThe theme Biological Evolution, is considered a unifying axis for all the contents present in the teaching of the Biological Sciences, because, the evolutionary vision is essential to understand Biology and its phenomena as a whole. Thus, the present work aims to understand the knowledge of the students of the 3rd year of High School on the topic of Biological Evolution and the approach of this content in textbooks of the same series of state public schools located in the city of Areia-PB. The data collection was done through a semi-structured questionnaire, in which the problematization revolved around important points to understand Evolution and its singularities. Already in the textbooks the content approach and its respective visual resources were analyzed. From the results, one can perceive some problems in the understanding of the subject, one of them is impregnated in the conflict involving religion or personal beliefs, however, are perceptible advances in this subject. In the analysis of the textbooks, both showed some gaps, however the work "Biologia Hoje" is the most adequate to work the theme, but, this did not influence the knowledge of the students, on the contrary, they showed erroneous ideas and little interest for the content , in relation to those who used the other work, they showed more interest and curiosity. Thus, it can be concluded that this theme is not neglected in schools, but it must be taught in a complete and objective way, what depends on the teaching action and not necessarily on the book.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-03-01T14:29:40Z No. of bitstreams: 1 APJD01032018.pdf: 1247452 bytes, checksum: 438cbb16fedf9a5661eeebb6ffc9363a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T14:29:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APJD01032018.pdf: 1247452 bytes, checksum: 438cbb16fedf9a5661eeebb6ffc9363a (MD5) Previous issue date: 2017-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCiências biológicas - Evolução biológicapt_BR
dc.subjectEducação - Percepção dos estudantespt_BR
dc.subjectTerceiro anopt_BR
dc.titleEVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES E DA ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimaraes, Andreia de Sousa-
dc.contributor.referee1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoO tema Evolução Biológica, é considerado um eixo unificador para todos os conteúdos presentes no ensino das Ciências Biológicas, pois, a visão evolutiva é essencial para compreender a Biologia e seus fenômenos como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender o conhecimento dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o tema Evolução Biológica e a abordagem desse conteúdo nos livros didáticos da mesma serie das escolas públicas estaduais localizadas no município de Areia-PB. A coleta de dados foi feita através de um questionário semiestruturado, em que a problematização girou em torno de pontos importantes para entender a Evolução e suas singularidades. Já nos livros didáticos analisou-se a abordagem do conteúdo e seus respectivos recursos visuais. A partir dos resultados, pode-se perceber alguns problemas na compreensão do tema, um deles está impregnado no conflito envolvendo religião ou crenças pessoais, porém, são perceptíveis avanços nessa temática. Na análise dos livros didáticos, ambos mostraram algumas lacunas, porém, a obra “Biologia Hoje” é a mais adequada para trabalhar o tema, mas, isso não influenciou no conhecimento dos estudantes, pelo contrário, esses demostraram ideias errôneas e pouco interesse pelo conteúdo, quanto àqueles que utilizaram a outa obra, estes demostraram mais interesse e curiosidade. Assim, pode-se concluir que esse tema não está sendo negligenciado nas escolas, porém o mesmo precisa ser lecionado de forma completa e objetiva, o que depende da ação docente e não necessariamente do livro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APJD01032018.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.