Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Isabelle Silva-
dc.date.accessioned2025-07-22T16:10:19Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T16:10:19Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35273-
dc.description.abstractThe initial training of teachers in Science and Biology education is a crucial stage in ensuring the quality of basic education and preparing educators to face contemporary classroom challenges. This formative journey requires a solid articulation between theory and practice, aiming to promote not only mastery of scientific content — such as botany, zoology, ecology, genetics, anatomy, and microbiology — but also the development of pedagogical skills focused on critical, contextualized, and meaningful teaching. However, the lack of practical experience can undermine teacher education by creating a gap between theoretical knowledge acquired at the university and the complex reality of schools. In this context, the Pedagogical Residency Program (PRP), established as part of the National Policy for Teacher Education in Brazil, emerged as a strategy to enhance supervised practice and immersion in school environments. This study aims to analyze the contributions of the PRP to the initial training of undergraduate students in Biological Sciences, with an emphasis on professional development, the construction of teaching identity, and the effectiveness of the program as a public policy. Based on Discursive Textual Analysis (DTA), the experiences of participants from two program editions were examined, highlighting the learning outcomes, challenges faced, and perceived impacts. The results show that the PRP fostered a more reflective training process, strengthening the link between theory and practice and enhancing the ability of future teachers to act with autonomy, critical thinking, and sensitivity to school realities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-22T16:10:19Z No. of bitstreams: 1 ISC22072025 .pdf: 476686 bytes, checksum: c783c34476783ac483d61a0daded0cce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-22T16:10:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISC22072025 .pdf: 476686 bytes, checksum: c783c34476783ac483d61a0daded0cce (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleContribuições do programa residência pedagógica biologia para formação inicial de professores na UFPB Campus I: Análise reflexivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Rivete da Silva-
dc.description.resumoA formação inicial de professores no ensino de Ciências e Biologia é uma etapa essencial para garantir a qualidade da educação básica e preparar educadores capazes de enfrentar os desafios contemporâneos da sala de aula. Esse percurso formativo demanda uma articulação sólida entre teoria e prática, de modo a proporcionar não apenas o domínio dos conteúdos científicos — como botânica, zoologia, ecologia, genética, anatomia e microbiologia —, mas também o desenvolvimento de competências pedagógicas voltadas à promoção de um ensino crítico, contextualizado e significativo. No entanto, a ausência de vivências práticas pode comprometer a formação docente, criando uma lacuna entre os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade e a realidade complexa das escolas. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído como parte da Política Nacional de Formação de Professores, emergiu como uma estratégia de valorização da prática supervisionada e da imersão no cotidiano escolar. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do PRP na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas, com ênfase no desenvolvimento profissional, na construção da identidade docente e na efetividade do programa enquanto política pública. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD), foram examinadas as experiências de residentes de duas edições do programa, com destaque para os aprendizados vivenciados, os desafios enfrentados e os impactos percebidos pelos participantes. Os resultados evidenciam que o Programa Residência Pedagógica promoveu uma formação mais reflexiva, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e ampliando a capacidade dos futuros professores de atuarem com autonomia, criticidade e sensibilidade às realidades escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISC22072025 .pdf465,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.