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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35277
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Andriely dos Santos-
dc.date.accessioned2025-07-23T12:05:31Z-
dc.date.available2025-02-25-
dc.date.available2025-07-23T12:05:31Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35277-
dc.description.abstractThis thesis aimed to investigate executive functions (EF) in children. The Child Executive Functions Assessment Battery (Bateria de Avaliação das Funções Executivas Infantis - BAFE-inf), a tool composed of computerized tests that assess inhibition, working memory, and cognitive flexibility, in addition to a scale based on parental perception, was used. The three studies that make up the thesis analyzed different aspects of EF in children with typical and atypical development, as well as evidence of the battery’s validity and reliability. The first study focused on the content validity of the BAFE-inf and involved seven experts and 22 participants from the target population (children and parents). The clarity, relevance, and design of the items were evaluated, with results indicating high validity indices and a high percentage of agreement. Suggestions for improvements in the items and layout were implemented, and the BAFE-inf showed evidence of content-based validity for assessing EF in children. The second study investigated the internal consistency and reliability of the BAFE-inf, involving 276 children aged 6 to 10. The results indicated that the measures of inhibition and working memory exhibited a bifactorial structure, while flexibility and the parental perception scale were unifactorial. Most measures showed adequate reliability indices, confirming the internal consistency of the battery. The third study compared EF between children with typical development (n=276) and atypical development (n=29). Children with typical development performed better in inhibition and cognitive flexibility, and showed fewer daily difficulties based on parental perception, while working memory did not differentiate between the groups. Children's performance improved with age. The three studies confirm that EF development occurs progressively in children and that the BAFE-inf provides evidence of validity and reliability, as well as the ability to differentiate between groups with typical and atypical development. These findings highlight the importance of early EF assessment for appropriate referral of children with difficulties to specialized professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-07-23T12:05:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndrielyDosSantosCordeiro_Tese.pdf: 3252076 bytes, checksum: f8315402529b1cc6a8c5e73e298428da (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectTestes neuropsicológicospt_BR
dc.subjectExecutive functionpt_BR
dc.subjectPsychometrypt_BR
dc.subjectNeuropsychological testspt_BR
dc.titleFunções executivas na infância : bateria de avaliação informatizada com escala de percepção parentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5464800476586331pt_BR
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo investigar as funções executivas (FE) em crianças. Foi utilizada a Bateria de Avaliação das Funções Executivas Infantis (BAFE-inf), um instrumento composto por testes informatizados que avaliam inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, além de uma escala baseada na percepção dos pais. Os três estudos que compõem a tese analisaram diferentes aspectos das FE em crianças com desenvolvimento típico e atípico, como também as evidências de validade e confiabilidade da bateria. O primeiro estudo focou na validade da BAFE-inf com base no conteúdo, envolveu sete especialistas e 22 participantes da população-alvo (crianças e pais). A clareza, relevância e design dos itens foram avaliados, com resultados que indicaram elevados índices de validade e percentual de concordância. Sugestões de melhorias nos itens e no layout foram implementadas, e a BAFE-inf apresentou evidências de validade baseadas no conteúdo para a avaliação das FE em crianças. O segundo estudo investigou a validade com base na consistência interna e confiabilidade da BAFE-inf, incluiu 276 crianças de 6 a 10 anos. Os resultados indicaram que as medidas de inibição e memória de trabalho apresentaram uma estrutura bifatorial, enquanto a flexibilidade e a escala de percepção parental foram unifatoriais. A maioria das medidas mostrou índices de confiabilidade adequados, o que confirma a consistência interna da bateria. O terceiro estudo comparou as FE entre crianças com desenvolvimento típico (n=276) e atípico (n=29). As crianças com desenvolvimento típico apresentaram melhor desempenho em inibição e flexibilidade cognitiva, além de menores dificuldades no cotidiano, com base na percepção parental; enquanto a memória de trabalho não diferenciou os grupos. O desempenho das crianças melhorou com o aumento da idade. Os três estudos confirmam que o desenvolvimento das FE ocorre de forma progressiva em crianças e que a BAFE-inf apresenta evidências de validade e confiabilidade, e é capaz de diferenciar grupos com desenvolvimento típico e atípico. Esses achados destacam a importância da avaliação precoce das FE para o encaminhamento adequado de crianças com dificuldades a profissionais especializados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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