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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35296
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Laís da Silva Santos-
dc.date.accessioned2025-07-24T15:17:40Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-24T15:17:40Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35296-
dc.description.abstractDespite being a megadiverse and an important group for the ecosystems, arachnids are always associated with species that are dangerous to human health. The causes of the lack of knowledge about the group are well described in the literature, such as classes focused on memorization and textbooks as the only support resource. As a solution to this problem, teaching methods are often used with the aim of transforming biology classes into a truly transformative experience. However, these classes usually focus only on morphology and biological classification, forgetting factors such as environmental importance, the effects of the absence of animals in natural environments, how the environmental crisis affects them and the systemic root of this crisis. Given this context, this study aims to analyze the applications of teaching methods in teaching about arachnids and the approaches to environmental education present in this material based on a systematic bibliographic research of a qualitative, exploratory and descriptive nature. These articles were found in the digital sources Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar, containing the following didactic modalities: exhibition of established animals (4), exhibition of audiovisual productions (2), educational game (1), elaboration of visual works (1), exhibition of didactic model (1) and exhibition of audio tracks (1). Only three of them presented a discussion on environmental education, and even then, from a paradigmatic and conservative perspective, treating the topic in a behaviorist and anthropocentric way, failing to integrate environmental, social, political and cultural aspects in the current environmental crisis. In view of this, we understand, therefore, the need to consider the importance of bringing EE to the field of scientific education, especially to address the theme of the relevance of arachnids in a critical way, addressing their historical, social and political contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-24T15:17:40Z No. of bitstreams: 1 LSSC23072025.pdf: 1015811 bytes, checksum: 03e4831e2f331828d268342f1c8a4519 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-24T15:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSSC23072025.pdf: 1015811 bytes, checksum: 03e4831e2f331828d268342f1c8a4519 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt_BR
dc.subjectModalidades didáticaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAracnídeospt_BR
dc.titleA educação ambiental conservacionista, pragmática e crítica na aplicação de modalidades didáticas sobre aracnídeospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matias, Aluska da Silva-
dc.description.resumoApesar de formar um grupo megadiverso e importante para os ecossistemas, onde estão presentes, os aracnídeos são sempre associados a espécies perigosas à saúde humana. O desconhecimento do grupo possui causas bem descritas pela literatura, como uso unicamente de aulas expositivas focadas na memorização e livro didático como único recurso de apoio. Como solução para esse problema, são frequentemente utilizadas modalidades didáticas com o objetivo de transformar as aulas de biologia em uma experiência realmente transformadora. Porém, essas aulas geralmente se focam apenas na morfologia e classificação biológica, esquecendo-se de fatores como importância ambiental, efeitos da ausência dos animais nos ambientes naturais, como a crise ambiental os afeta e a raiz sistêmica dessa crise. Diante desse contexto, o presente trabalho visou analisar as aplicações de modalidades didáticas no ensino sobre os aracnídeos e as abordagens da educação ambiental presentes nesse material a partir de uma pesquisa bibliográfica sistemática de caráter qualitativa, exploratória e descritiva. Seis artigos foram encontrados nas fontes digitais Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Scholar, contendo as seguintes modalidades didáticas: exibição de animais fixados (4), exibição de produções audiovisuais (2) jogo didático (1), elaboração de obras visuais (1), exibição de modelo didático (1) e exibição de faixas de áudio (1). Apenas três deles apresentavam discussões sobre educação ambiental, e mesmo assim, a partir de uma perspectiva paradigmática e conservacionista, tratando o tema de forma comportamentalista e antropocêntrica, falhando em integrar os aspectos ambientais, sociais, políticos e culturais na presente crise ambiental. Diante disso, compreendemos, portanto, a necessidade de reconhecer a importância em trazer a EA para o campo da educação científica, em especial, para tratar da temática da relevância dos aracnídeos de uma forma crítica, tratando os seus contextos históricos, sociais e políticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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