Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Filho, Cristiano Severino de-
dc.date.accessioned2025-07-24T15:43:24Z-
dc.date.available2025-07-24-
dc.date.available2025-07-24T15:43:24Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35297-
dc.description.abstractThis paper analyzes the contributions of the (Auto)biographical Research method to the production of Geographical Knowledge within the Graduate Program in Geography of the Federal University of Paraíba. The research is justified in the search for new results and more discussions on the relationship between (Auto)biographical Research and Geography. The general objective was to analyze the contributions of the (Auto)biographical Research method to the production of Geographical Knowledge in the researched works. To this end, the specific objectives were: (1) to present each work found; (2) to relate the common points and divergences between them; (3) to identify the geographical knowledge present in the (Auto)biographical Narratives. The methodology adopted was qualitative, with bibliographical research in the Dissertation and Theses Repository of the Graduate Program in Geography of the Federal University of Paraíba, and analysis of four works (two theses and two dissertations) that use the (Auto)biographical Research method. The results obtained through the analysis of the four works demonstrated a broad discussion on the themes related to (Auto)biographical Research and Geography. Revealing that Life Stories are powerful instruments of formation and reflection. It is concluded that the (Auto)biographical Research method contributes to Geography developing better analyses in the area of Geographic Education, making it more humanized, interactive and transformative.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-24T15:43:24Z No. of bitstreams: 1 CSOF24072025 .pdf: 1633429 bytes, checksum: c1f7832f2559f484c6a9f99b69ad34bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-24T15:43:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSOF24072025 .pdf: 1633429 bytes, checksum: c1f7832f2559f484c6a9f99b69ad34bc (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPesquisa (Auto)biográficapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleContribuições do método pesquisa (auto)biográfica para a produção do conhecimento geográfico no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.title.alternative(TCC Modalidade Artigo Científico)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Christianne Maria da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Antonio Carlos-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as contribuições do método Pesquisa (Auto)biográfica para a produção do Conhecimento Geográfico no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa é justificada na busca de novos resultados e mais discussões sobre a relação entre a Pesquisa (Auto)biográfica e a Geografia. O objetivo geral foi de analisar as contribuições do método Pesquisa (Auto)biográfica para a produção do Conhecimento Geográfico nos trabalhos pesquisados. Para isso, os objetivos específicos foram: (1) apresentar cada trabalho encontrado; (2) relacionar os pontos em comum e as divergências entre eles; (3) identificar os conhecimentos geográficos presentes nas Narrativas (Auto)biográficas. A metodologia adotada foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica no Repositório de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e análise de quatro trabalhos (duas teses e duas dissertações) que utilizam o método Pesquisa (Auto)biográfica. Os resultados obtidos através das análises dos quatro trabalhos demonstraram uma vasta discussão acerca dos temas referentes à Pesquisa (Auto)biográfica e à Geografia. Revelando que as Histórias de Vida são potentes instrumentos de formação e reflexão. Conclui-se que o método Pesquisa (Auto)biográfica contribui para que a Geografia desenvolva melhores análises na área Educação Geográfica, tornando-a mais humanizada, interativa e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSOF24072025 .pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.