Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontual, Yuri Correia-
dc.date.accessioned2025-07-25T20:44:24Z-
dc.date.available2025-07-25-
dc.date.available2025-07-25T20:44:24Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35308-
dc.description.abstractThis research focuses on mathematics education within the Youth and Adult Education (EJA) program, based on the author's personal experiences and direct contact with students returning to school after long periods of dropout. The main objective is to understand the challenges these students face in learning mathematics, exploring how their life stories influence their educational paths and which teaching methodologies can provide a more meaningful and contextualized learning experience. The study adopts a qualitative approach, using semi-structured interviews with EJA students from the municipality of São Miguel de Taipu. It aims to bridge theory and practice by reflecting on the role of the teacher, the obstacles to learning, and pedagogical strategies that contribute to a more humanized and effective educational process. The work is structured in five chapters, covering the initial motivations, theoretical framework, data analysis, and final considerations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-25T20:44:24Z No. of bitstreams: 1 YCP25072025 .pdf: 520555 bytes, checksum: 120a088d242e8f1ef64dd0a215c194e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-25T20:44:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YCP25072025 .pdf: 520555 bytes, checksum: 120a088d242e8f1ef64dd0a215c194e5 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.titleA educação matemática na EJA: um estudo de casa na zona rural de São Miguel de Taipupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema central a educação matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em minhas experiências pessoais e no contato direto com estudantes que retornaram à escola após um longo período de evasão. A pesquisa tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por esses alunos na aprendizagem da Matemática, investigando como suas trajetórias de vida influenciam esse processo e quais metodologias podem tornar o ensino mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada é qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com alunos da EJA no município de São Miguel de Taipu. O estudo articula teoria e prática, buscando refletir sobre o papel do professor, os fatores que dificultam o aprendizado e as estratégias pedagógicas que favorecem uma aprendizagem mais humanizada. O trabalho está dividido em cinco capítulos, contemplando desde as motivações iniciais até a análise dos dados e as considerações finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YCP25072025 .pdf508,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.