Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pontual, Yuri Correia | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T20:44:24Z | - |
dc.date.available | 2025-07-25 | - |
dc.date.available | 2025-07-25T20:44:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35308 | - |
dc.description.abstract | This research focuses on mathematics education within the Youth and Adult Education (EJA) program, based on the author's personal experiences and direct contact with students returning to school after long periods of dropout. The main objective is to understand the challenges these students face in learning mathematics, exploring how their life stories influence their educational paths and which teaching methodologies can provide a more meaningful and contextualized learning experience. The study adopts a qualitative approach, using semi-structured interviews with EJA students from the municipality of São Miguel de Taipu. It aims to bridge theory and practice by reflecting on the role of the teacher, the obstacles to learning, and pedagogical strategies that contribute to a more humanized and effective educational process. The work is structured in five chapters, covering the initial motivations, theoretical framework, data analysis, and final considerations. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-25T20:44:24Z No. of bitstreams: 1 YCP25072025 .pdf: 520555 bytes, checksum: 120a088d242e8f1ef64dd0a215c194e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-25T20:44:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YCP25072025 .pdf: 520555 bytes, checksum: 120a088d242e8f1ef64dd0a215c194e5 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.title | A educação matemática na EJA: um estudo de casa na zona rural de São Miguel de Taipu | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eduardo Gonçalves dos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema central a educação matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em minhas experiências pessoais e no contato direto com estudantes que retornaram à escola após um longo período de evasão. A pesquisa tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por esses alunos na aprendizagem da Matemática, investigando como suas trajetórias de vida influenciam esse processo e quais metodologias podem tornar o ensino mais significativo e contextualizado. A abordagem adotada é qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com alunos da EJA no município de São Miguel de Taipu. O estudo articula teoria e prática, buscando refletir sobre o papel do professor, os fatores que dificultam o aprendizado e as estratégias pedagógicas que favorecem uma aprendizagem mais humanizada. O trabalho está dividido em cinco capítulos, contemplando desde as motivações iniciais até a análise dos dados e as considerações finais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YCP25072025 .pdf | 508,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.