Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Guilherme de Araujo-
dc.date.accessioned2025-07-28T14:55:03Z-
dc.date.available2025-07-28T14:55:03Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35320-
dc.description.abstractThis study aims to analyze UNESCO’s influence in promoting digital education, with a focus on initiatives related to Information and Communication Technologies (ICTs) and their contribution to achieving the targets set by Sustainable Development Goal 4 (SDG 4). The research is based on a review of the literature and official UNESCO reports to investigate how the Organization has guided digital education policies and their relationship with inclusion and the quality of education on a global level. It is observed that, although digitalization has become a central theme, the COVID-19 pandemic exposed inequalities in access to ICTs, especially in countries of the Global South. UNESCO’s actions stand out as a driving force for transformation, promoting educational equity and sustainability. The study concludes that UNESCO’s strategies play a fundamental role in building inclusive digital education; however, significant challenges remain, such as the need for greater infrastructure, teacher training, and political engagement to effectively implement these policies. The research suggests that efforts should continue to expand access to ICTs and promote technological integration in schools, aiming to improve global education and achieve the targets of SDG 4.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-05-14T15:01:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAG14052025.pdf: 697663 bytes, checksum: 10f1b29afdc06083ab4eb51856111796 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-07-28T14:55:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAG14052025.pdf: 697663 bytes, checksum: 10f1b29afdc06083ab4eb51856111796 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-28T14:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAG14052025.pdf: 697663 bytes, checksum: 10f1b29afdc06083ab4eb51856111796 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUNESCOpt_BR
dc.subjectEducação Digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectODSpt_BR
dc.titleA influência da UNESCO na educação digital: uma revisão da literatura sobre tecnologias educacionais e iniciativas globaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baccarini, Mariana Pimenta Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da UNESCO na promoção da educação digital, com foco nas iniciativas relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e sua contribuição para o alcance das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). A pesquisa parte da revisão da literatura e de relatórios oficiais da UNESCO, para investigar como a Organização tem orientado políticas educacionais digitais e sua relação com a inclusão e a qualidade da educação em nível global. Observa-se que, embora a digitalização tenha se tornado um tema central, a pandemia da COVID-19 evidenciou desigualdades no acesso às TICs, principalmente em países do Sul Global. A atuação da UNESCO se destaca como um motor de transformação, promovendo a equidade e a sustentabilidade educacional. Conclui-se que as estratégias da UNESCO desempenham um papel fundamental na construção de uma educação digital inclusiva, porém, ainda existem desafios significativos, como a necessidade de maior infraestrutura, capacitação docente e engajamento político para a efetivação dessas políticas. A pesquisa sugere a continuidade dos esforços para ampliar o acesso às TICs e promover a integração tecnológica nas escolas, visando a melhoria da educação global e o alcance das metas do ODS 4.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAG14052025.pdf681,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons