Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Amanda Bernardo de-
dc.date.accessioned2025-07-29T21:00:50Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T21:00:50Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35339-
dc.description.abstractArachnids are a group of animals of great diversity and have ecological, economic and medical importance. However, it is observed that this topic is neglected in high school, as it is addressed through traditional classes that do not favor an environment of construction and reconstruction of learning. In this context, the present study aimed to develop knowledge and the teaching and learning processes related to the topic of arachnids, to analyze students perceptions and conceptions in order to raise their awareness of the relevance of arachnids, and to investigate the contributions of pedagogical practices and biological materials in the process of constructing knowledge about arachnids. The research was carried out at the Escola Estadual de Ensino Médio Professora Antonia Rangel de Farias with 18 second-year high school students, located in the Torre neighborhood in João Pessoa-PB. Regarding the methodology, a participatory research with a qualitative approach was carried out using a logbook and, subsequently, Bardin’s Categorial Content Analysis method was applied. During the research, a questionnaire and didactic sequence with differentiated strategies were applied, such as dialogued exposition, playful pedagogy, practical class with several specimens of arachnids from biological collections, pedagogical workshop and gamification. In view of the above, the main results obtained were that students' perceptions about the diagnostic characteristics of arachnids and their implications for the environment and health present conceptual and comprehension limitations. Furthermore, it was noted that differentiated pedagogical practices promoted significant learning and the construction of new conceptions in relation to arachnids.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-29T21:00:50Z No. of bitstreams: 1 ABS29072025 .pdf: 17794883 bytes, checksum: 816454917e361ee544df007aff264cc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T21:00:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABS29072025 .pdf: 17794883 bytes, checksum: 816454917e361ee544df007aff264cc4 (MD5) Previous issue date: 2025-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia do lúdicopt_BR
dc.titleColeções biológicas e práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem de aracnídeos no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcio Bernardino da-
dc.contributor.advisor-co1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.description.resumoOs aracnídeos são um grupo de animais de grande diversidade e possuem importância ecológica, econômica e médica. Entretanto, observa-se que essa temática é negligenciada no ensino médio, pois é abordada por meio de aulas tradicionais que não favorecem um ambiente de construção e reconstrução de aprendizagem. Diante disso, no presente trabalho, objetivou-se desenvolver o conhecimento e os processos de ensino e aprendizagem sobre a temática dos aracnídeos, analisar as percepções e concepções para sensibilização dos estudantes acerca da relevância dos aracnídeos, além de averiguar as contribuições das práticas pedagógicas e materiais biológicos no processo de construção da aprendizagem acerca dos aracnídeos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Antônia Rangel de Farias com 18 estudantes da 2ª série do ensino médio, localizada no bairro da Torre em João Pessoa-PB. Em relação à metodologia, realizou-se uma pesquisa participante de abordagem qualitativa com utilização de diário de bordo, e, posteriormente, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo do Tipo Categorial de Bardin. Durante a pesquisa, foram aplicados questionário e sequência didática com estratégias diferenciadas, sendo essas, exposição dialogada, pedagogia do lúdico, aula prática com espécimes de aracnídeos variados, pertencentes às coleções biológicas, oficina pedagógica e gamificação. Diante do exposto, obteve-se, como principais resultados, que as percepções dos estudantes acerca de características diagnósticas dos aracnídeos e suas implicações para o meio ambiente e saúde apresentam limitações conceituais e de compreensão. Ainda, notou-se que as práticas pedagógicas diferenciadas promoveram aprendizagem significativa e construção de novas concepções em relação aos aracnídeos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS29072025 .pdf17,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.