Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMadeiro, Ingrid Leandro Machado-
dc.date.accessioned2025-07-29T21:18:49Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T21:18:49Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35340-
dc.description.abstractBiodiversity is the result of a long historical process of biological evolution that translates into genetic diversity. Coastal marine ecosystems are responsible for harboring high biodiversity, providing a set of environmental services that are fundamental to the maintenance and balance of the environment. The impacts caused in these environments constitute a serious problem for marine biodiversity and the existence of humanity. In basic education, the teaching of science and biology, aligned with Environmental Education (EE), plays a fundamental role in the education of students, enabling them to develop a more critical and conscious view of marine environmental issues, and to act as agents of transformation of the environment. However, what we currently observed are several challenges and gaps in the teaching about marine biodiversity and environmental impacts, which hinder the construction of environmental awareness in the school community. Therefore, the present study aims to verify the contribution of academic research in the area of basic education on marine biodiversity and environmental impacts, based on the analysis of works published between 2014 and 2024. The study consists of a bibliographic research with a qualitative approach based on categorical content analysis. The results present the relationship between the number of selected articles and their temporal and geographic distributions, the main levels and types of education, approaches to research in education, the technical procedures used in the research, such as approaches, methods, and data collection and analysis techniques, as well as the main types of education, teaching methods, teaching activities and resources, the thematic areas of marine/coastal biology and environmental impacts, types of ecosystems and the main taxonomic groups. Through this study, it was possible to verify that research in the area of marine biodiversity and environmental impacts in basic education has gradually been gaining space in scientific publications, although it is still relatively limited.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-29T21:18:49Z No. of bitstreams: 1 ILMM29072025 .pdf: 1642153 bytes, checksum: 7891f7106fe6ac844f8a602f1581ab0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T21:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ILMM29072025 .pdf: 1642153 bytes, checksum: 7891f7106fe6ac844f8a602f1581ab0e (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBiodiversidade marinhapt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleBiodiversidade marinha e os impactos ambientais no contexto da educação básica: uma análise de características dos trabalhos publicados no período de 2014 a 2024pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matias, Aluska da Silva-
dc.description.resumoA biodiversidade é resultado de um longo processo histórico de evolução biológica que se traduz em diversidade genética. Os ecossistemas marinhos costeiros são responsáveis por abrigar alta biodiversidade, fornecendo um conjunto de serviços ambientais fundamentais para manutenção e equilíbrio do ambiente. Os impactos causados nesses ambientes constituem um sério problema a biodiversidade marinha e à existência da humanidade. Na educação básica, o ensino de ciências e biologia, alinhados a Educação Ambiental (EA) desempenha papel fundamental para a formação de estudantes, possibilitando desenvolver uma visão mais crítica e consciente sobre questões ambientais marinhas, e a atuação como agentes transformadores do meio. No entanto, o que se encontra atualmente são diversos desafios e lacunas no que abrange o ensino sobre a biodiversidade marinha e os impactos ambientais para a construção de consciência ambiental na comunidade escolar. Com isso, o presente estudo tem como objetivo verificar a contribuição da pesquisa acadêmica na área da educação básica sobre a biodiversidade marinha e os impactos ambientais, a partir da análise de trabalhos publicados no período de 2014 a 2024. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com base na análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados apresentam a relação da quantidade de artigos selecionados e suas distribuições temporais e geográficas, os principais níveis e modalidades de ensino, abordagens da pesquisa em educação, os procedimentos técnicos utilizados nas pesquisas, como as abordagens, métodos, técnicas de coleta e análise de dados, assim como foram investigados os principais tipos de educação, modalidades didáticas, atividades e recursos de ensino, as áreas temáticas de biologia marinha/costeira e dos impactos ambientais, tipos de ecossistemas e quais os principais grupos taxonômicos. Com o presente estudo foi possível verificar que as pesquisas na área da biodiversidade marinha e impactos ambientais na educação básica aos poucos vem conquistando um espaço nas publicações científicas, porém ainda é pouco expressiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILMM29072025 .pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.