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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araújo, Antonia Iana da Fatima Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T21:31:32Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29 | - |
dc.date.available | 2025-07-29T21:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35341 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the contribution of the STSE (Science, Technology, Society, and Environment) approach to Science education in the final years of Elementary School, focusing on the theme "Healthy Eating." The research, of qualitative and exploratory-descriptive nature, was conducted in a public school in João Pessoa-PB, Brazil, involving 24 eighth-grade students. A didactic sequence structured into four classes was utilized, with activities such as analysis of nutritional labels, simulated debates, and poster production, aiming to connect scientific knowledge to everyday and socio-environmental issues. Pre- and post-test questionnaires were administered to assess changes in students' conceptions. The results revealed: (1) increased recognition of ultra-processed foods; (2) heightened awareness of health risks associated with these foods; and (3) greater appreciation for healthy foods in school meals. Additionally, the debates highlighted students' ability to link scientific knowledge to discussions on sustainability and social responsibility. It is concluded that the STSE approach strengthens critical thinking, active participation, and the understanding of science as a social product, promoting contextualized and citizenship-oriented scientific education. The adoption of similar strategies in Science teaching is recommended, alongside continuous teacher training and the development of teaching materials aligned with STSE principles. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-29T21:31:32Z No. of bitstreams: 1 AIFC29072025 .pdf: 895259 bytes, checksum: 1a41079e2657adcb1ecff2df37544241 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-29T21:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AIFC29072025 .pdf: 895259 bytes, checksum: 1a41079e2657adcb1ecff2df37544241 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Abordagem CTSA | pt_BR |
dc.subject | Alimentação saudável | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social | pt_BR |
dc.title | Abordagem ctsa como estratégia metodológica no ensino de ciências: uma sequência didática sobre alimentação saudável para o ensino fundamental anos finais Orientação: Aluska da Silva Matias | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matias, Aluska da Silva | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a contribuição da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) para o ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco no tema “Alimentação Saudável”. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório-descritivo, foi desenvolvida em uma escola pública de João Pessoa-PB, envolvendo 24 estudantes do 8º ano. Utilizou-se uma sequência didática estruturada em quatro aulas, com atividades como análise de rótulos nutricionais, debate simulado e produção de cartazes, visando conectar o conhecimento científico a questões cotidianas e socioambientais. Foram aplicados questionários pré e pós-teste para avaliar mudanças de concepções dos estudantes. Os resultados revelaram: (1) aumento no reconhecimento de alimentos ultraprocessados; (2) maior percepção dos riscos à saúde associados a esses alimentos; e (3) valorização de alimentos saudáveis na merenda escolar. Além disso, os debates evidenciaram a capacidade dos discentes de articular conhecimentos científicos com discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Conclui-se que a abordagem CTSA fortalece o pensamento crítico, a participação ativa e a compreensão da ciência como produto social, promovendo uma educação científica contextualizada e cidadã. Recomenda-se a adoção de estratégias semelhantes no ensino de Ciências, aliada à formação docente continuada e à produção de materiais didáticos alinhados aos princípios CTSA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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