Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Anderson Lins de-
dc.date.accessioned2025-07-29T21:43:20Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T21:43:20Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35342-
dc.description.abstractRecreational Mathematics is a didactic tool capable of awakening students' interest and making the teaching-learning process more engaging. This study aims to investigate how the use of Recreational Mathematics can contribute to sparking students’ interest in learning mathematics, making classes more dynamic, attractive, and meaningful. The specific objectives are: to identify the main strategies and resources of Recreational Mathematics used in the classroom; to analyze the impact of Recreational Mathematics on student engagement and performance; and to explore playful activities and mathematical games that encourage logical reasoning and problem-solving. Regarding the methodological process, this is a literature review with a descriptive approach. To construct this study, books and scientific papers available in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar were used, under the following descriptors: “Recreational Mathematics,” “Dynamic Tricks,” and “Students.” The research results show that 51.6% of young people between the ages of 15 and 17 drop out of school by the 7th grade of elementary school due to difficulties adapting to mathematics. It is concluded that playful activities such as games, challenges, puzzles, and other interactive practices can transform the way the subject is perceived, promoting a lighter, more motivating, and participatory learning environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-07-29T21:43:20Z No. of bitstreams: 1 ALL29072025 .pdf: 1232662 bytes, checksum: b885c8ab686969b31766c3d60afd331a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T21:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALL29072025 .pdf: 1232662 bytes, checksum: b885c8ab686969b31766c3d60afd331a (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInteresse dos alunos na matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleA utilização da matemática recreativa como ferramenta para despertar o interesse dos alunospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Venegas, Pedro Antonio Gómez-
dc.description.resumoA Matemática Recreativa é uma ferramenta didática capaz de despertar o interesse dos alunos e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. O presente trabalho tem como objetivo investigar como a utilização da Matemática Recreativa pode contribuir para despertar o interesse dos alunos no aprendizado da Matemática, tornando as aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas. Os objetivos específicos são: identificar as principais estratégias e recursos da Matemática Recreativa utilizados em sala de aula; analisar os impactos da Matemática Recreativa no engajamento e desempenho dos alunos; explorar atividades lúdicas e jogos matemáticos que favoreçam o raciocínio lógico e a resolução de problemas. No que se refere ao processo metodológico, trata-se de uma revisão de literatura, com teor descritivo. E para a construção desse estudo foram utilizados livros e trabalhos científicos divulgados nas bases de dados da Scientifc Electronic Library Online (SciELO) e do Google Acadêmico sob os seguintes descritores: “Matemática Recreativa”, “Truques Dinâmicos” e “Alunos”. O resultado da pesquisa mostra que, (51,6%) dos jovens entre 15 e 17 abandonam a escola, no 7º Ano do Ensino Fundamental por não se adaptarem com a Matemática. Conclui-se que atividades lúdicas como jogos, desafios, enigmas e outras práticas interativas podem transformar a forma como a disciplina é percebida, promovendo um ambiente de aprendizagem mais leve, motivador e participativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALL29072025 .pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.