Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Vinicius da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T13:32:25Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01 | - |
dc.date.available | 2025-08-01T13:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35387 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the implementation of diamond paper as a teaching resource in Mathematics teaching, particularly in geometric demonstrations in the 8th grade of Elementary School. The main objective was to analyze how this tool can help explore geometric demonstrations at this level of education, combining different representations used in activities of this nature (visual; continuous text and algebraic language). The methodology adopted was qualitative, of a bibliographic nature, in geometric demonstration activities from the 8th grade textbook of the Teláris Mathematics Collection by Luiz Roberto Dante, published in 2018. We explored the use of diamond paper and concluded that, in our understanding, this adaptation can facilitate the teacher's work with geometric demonstrations in the classroom, facilitating their understanding by students, highlighting its importance for the education of Basic Education students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T13:32:25Z No. of bitstreams: 1 VSN01082025 .pdf: 1789166 bytes, checksum: 8658ec021a752da6d244e68a571152c0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-01T13:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSN01082025 .pdf: 1789166 bytes, checksum: 8658ec021a752da6d244e68a571152c0 (MD5) Previous issue date: 2025-06-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Demonstrações geométricas | pt_BR |
dc.subject | Papel diamante | pt_BR |
dc.title | O uso do papel diamante em demonstrações geométricas no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Adriano Alves de | - |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a implementação do papel diamante como recurso didático no ensino de Matemática, particularmente em demonstrações geométricas no 8º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo central foi analisar como essa ferramenta pode ajudar a explorar demonstrações geométricas nesse nível de escolaridade, combinando diferentes representações utilizadas em atividades dessa natureza (visual; texto corrido e linguagem algébrica). A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza bibliográfica, em atividades de demonstrações geométricas do livro didático do 8° Ano da Coleção Teláris Matemática de Luiz Roberto Dante, publicada no ano de 2018. Exploramos o uso do papel diamante e concluímos que, em nosso entendimento, essa adaptação pode facilitar o trabalho do professor com demonstrações geométricas em sala de aula, facilitando sua compreensão pelos alunos, evidenciando sua importância para a formação do estudante da Educação Básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VSN01082025 .pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.