Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Vinicius da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-01T13:32:25Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-08-01T13:32:25Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35387-
dc.description.abstractThis study investigates the implementation of diamond paper as a teaching resource in Mathematics teaching, particularly in geometric demonstrations in the 8th grade of Elementary School. The main objective was to analyze how this tool can help explore geometric demonstrations at this level of education, combining different representations used in activities of this nature (visual; continuous text and algebraic language). The methodology adopted was qualitative, of a bibliographic nature, in geometric demonstration activities from the 8th grade textbook of the Teláris Mathematics Collection by Luiz Roberto Dante, published in 2018. We explored the use of diamond paper and concluded that, in our understanding, this adaptation can facilitate the teacher's work with geometric demonstrations in the classroom, facilitating their understanding by students, highlighting its importance for the education of Basic Education students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T13:32:25Z No. of bitstreams: 1 VSN01082025 .pdf: 1789166 bytes, checksum: 8658ec021a752da6d244e68a571152c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T13:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSN01082025 .pdf: 1789166 bytes, checksum: 8658ec021a752da6d244e68a571152c0 (MD5) Previous issue date: 2025-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDemonstrações geométricaspt_BR
dc.subjectPapel diamantept_BR
dc.titleO uso do papel diamante em demonstrações geométricas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriano Alves de-
dc.description.resumoEste estudo investiga a implementação do papel diamante como recurso didático no ensino de Matemática, particularmente em demonstrações geométricas no 8º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo central foi analisar como essa ferramenta pode ajudar a explorar demonstrações geométricas nesse nível de escolaridade, combinando diferentes representações utilizadas em atividades dessa natureza (visual; texto corrido e linguagem algébrica). A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza bibliográfica, em atividades de demonstrações geométricas do livro didático do 8° Ano da Coleção Teláris Matemática de Luiz Roberto Dante, publicada no ano de 2018. Exploramos o uso do papel diamante e concluímos que, em nosso entendimento, essa adaptação pode facilitar o trabalho do professor com demonstrações geométricas em sala de aula, facilitando sua compreensão pelos alunos, evidenciando sua importância para a formação do estudante da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSN01082025 .pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.