Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Allan Enrique Albuquerque da-
dc.date.accessioned2025-08-01T14:06:16Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-08-01T14:06:16Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35390-
dc.description.abstractThe present study, presented as the Undergraduate Thesis, aims to reflect on the importance of exploring the theme of Urbanization in Geography classes through the experiences of students, seeking to establish connections with their daily living space, the neighborhood, and the city. The use of methodologies that aim to increase student participation in classes is essential to establish a more solid teaching-learning relationship, enabling the understanding of the topics addressed. In this sense, Geography allows us to use students' lived experiences in the neighborhood where they reside to explain urban phenomena existing in other locations not only in the city of João Pessoa but throughout Brazil. This work is supported by bibliographic research and through the theoretical and practical experiences provided during the undergraduate studies in Geography at the Federal University of Paraíba (UFPB) and the teaching practice at the respective school. Thus, this work is based on the application of a didactic sequence on Urbanization carried out in the 2ndB class at the Integral Technical Citizen School Cineasta Linduarte Noronha, located in the Colinas do Sul neighborhood, João Pessoa/PB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T14:06:16Z No. of bitstreams: 1 AEAS01082025 .pdf: 2240772 bytes, checksum: 058da93be996262c915b9ca816e6e7cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T14:06:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AEAS01082025 .pdf: 2240772 bytes, checksum: 058da93be996262c915b9ca816e6e7cc (MD5) Previous issue date: 2025-07-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBairro - Lugar de moradiapt_BR
dc.subjectUrbanização - Experiências dos estudantespt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleO bairro como sala de aula: uma experiência na ECIT Cineasta Linduarte Noronha, João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Doralice Sátyro-
dc.description.resumoO presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo refletir sobre a importância de explorar a temática de Urbanização nas aulas de Geografia através das experiências dos estudantes, buscando estabelecer relações com seu espaço de vivência diária, o bairro e a cidade. A utilização de metodologias que visam aumentar a participação dos estudantes nas aulas é fundamental para estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem mais sólida, possibilitando a compreensão das temáticas abordadas. Nesse sentido, a Geografia nos possibilita usar as experiências vividas dos estudantes no bairro onde residem para explicar fenômenos urbanos existentes em outros locais não só na cidade de João Pessoa, mas do Brasil. O trabalho em questão está amparado em pesquisas bibliográficas e sob as vivências teóricas e práticas proporcionadas durante a graduação no curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a prática docente na escola em questão. Dessa forma, este trabalho tem como base a aplicação de uma sequência didática sobre Urbanização realizada na turma do 2ºB na Escola Cidadã Integral Técnica Cineasta Linduarte Noronha, localizada no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa/PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AEAS01082025 .pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.